quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Alerta de epidemia de dengue no Estado

Alvo de um surto de dengue, Ijuí, no noroeste do Estado, tem apenas sete casos confirmados, mas já são cerca de 300 pessoas com os sintomas da doença – e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) projeta que até o fim da semana elas podem ultrapassar a marca de mil.

A secretaria lançou na terça-feira(23) uma operação de guerra para tentar conter o avanço do Aedes aegypti na região e acalmar a população do município. A força-tarefa é maior do que a empreendida em Giruá, em 2007, que registrou mais de 600 casos suspeitos – a prefeitura do município parou de contar o número de doentes quando alcançou essa marca.

O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, observa que a estratégia de agora difere da executada em Giruá. Há suspeita de que o vírus em circulação em Ijuí seja diferente do encontrado em 2007. Se isso for confirmado, os 268 infectados há três anos se encontram em uma situação preocupante. Se forem recontaminados, estão sujeitas a contrair a doença em sua forma mais agressiva.

A intenção da SES é mapear as cidades onde ocorrerão os mutirões, dando prioridade a Ijuí, que precisa de mais equipes do que Giruá, em função do tamanho. Até o momento, 54 dos 496 municípios gaúchos identificaram a presença do mosquito.

Em Lagoa Vermelha a equipe da vigilância sanitária esta em alerta e medidas preventivas estão sendo tomadas pela secretaria municipal de saúde para evitar que o mosquito Aedes aegypti chegue á Lagoa Vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário