quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Horário de verão se encerra no próximo sábado

Depois de 126 dias em vigor, o horário verão termina à zero hora deste domingo (21). Moradores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal deverão atrasar os relógios em uma hora.


Em outubro, ao decretar o horário de verão, o governo estimou que a economia de energia chegaria a 5% nos horários de pico de consumo. Para o Rio Grande do Sul, a projeção de economia é de 180 MW na ponta do sistema, associado a uma redução de consumo de 17 MW médios. Segundo a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), isso equivale ao consumo anual do município de Capão da Canoa, que tem uma população de 37,5 mil habitantes.


Desde 2008, o Decreto 6.558 estabeleceu datas fixas para o início e o término do horário de verão no país. De acordo com o decreto, em todos os anos, a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário