terça-feira, 14 de setembro de 2010

Horário brasileiro de verão começa em 17 de outubro


O horário de verão já tem data definida para vigorar. Os relógios devem ser adiantados em uma hora a partir da zero hora do próximo dia 17 de outubro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A medida ficará em vigor até a zero hora de 20 de fevereiro de 2011. Odiado por alguns e festejado por outros, o horário de verão é controverso, mas, segundo o governo, necessário pela economia de energia que gera nos meses de pico de consumo.

O horário de verão possibilitou, nos últimos dez anos, uma redução média de 4,7% na demanda de energia no horário de maior consumo, chamado horário de "pico", que ocorre entre 18h e 21h. Essa redução significa que as usinas deixaram de gerar, no horário máximo de carga, cerca de 2.000 MW (megawatts) a cada ano ou 65% da demanda do Rio de Janeiro, ou ainda 85% da demanda de Curitiba.

Nesta edição, 2010/2011, será a 37 vez que a medida será adotada por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. O horário está previsto em decreto.

Fonte: Agência Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário