![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMFaVhzQrke35V8oefmflkgjHji6qkY5b7T_DzoGgqFX1GdfovAKYXtanEW89WDimi6n8LKnJZWOqjkhb8w-qSAxUfZCn6_N-1Bjvfo5iYtUc_RR3_dGcrjEU4KeqSuuij9tL4mCVZPEd9/s400/Arvore+no+ppasseio.jpg)
A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente realiza no perímetro urbano o licenciamento florestal para corte de árvores que estejam danificando e ameaçando benfeitorias, ou em local desapropriado, devendo os interessados encaminhar solicitação para a supressão dessas árvores.
O corte de árvores que estão no passeio público somente poderão ser efetivadas conforme ordem da Administração municipal, sendo autorizado mediante solicitação e avaliação da Secretaria, podendo ser suprimidas apenas as árvores que estejam danificando o calçamento, ameaçando benfeitorias ou encontrem-se desvitalizadas, ficando o requerente comprometido a repor a mesma.
Segundo o Engenheiro Agrônomo, Rodrigo Battistella, dentro dos terrenos particulares, o proprietário é livre para realizar o manejo florestal, desde que a espécie em questão seja exótica (árvores frutíferas, pinos, eucaliptos, ciprestes).
“No caso de nativas em geral, como a araucária, o requerente deve solicitar a supressão destas mediante formulário específico retirado junto à Secretaria, sendo o corte concedido somente àquelas que estejam realmente causando riscos às residências e população” Enfatizou ainda que o corte, destinação e reposição é de total responsabilidade do requerente.
No ano de 2009 foram autorizados 48 processos para corte de árvores nativas e 75 para exóticas. Já em 2010 foram autorizados 29 processos para árvores nativas e 56 para exóticas. Solicitações e informações podem ser obtidas junto à Secretaria, na Prefeitura municipal.
Foto: Assessoria de Imprensa municipal
Foto: Assessoria de Imprensa municipal
Nenhum comentário:
Postar um comentário