sexta-feira, 1 de abril de 2011

Grupo Novos Horizontes reformula atividades em Lagoa Vermelha



O aumento no número de internações por via judicial buscadas por familiares de pacientes usuários de álcool e drogas ou com problemas psiquiátricos fez com que a coordenação do Grupo Novos Horizontes da Secretaria da Saúde trouxesse a questão para debate. O assunto foi abordado no dia 24/03, durante encontro de capacitação entre profissionais da Secretaria, unidades básicas de saúde, Conselho Tutelar, técnicos do Hospital São Paulo e representante da 6ª Coordenadoria da Saúde – CRS, médico José Mario Ceni Barreto.

Conforme informações da psicóloga da Secretaria, Simone Gazolla, na capacitação foi reforçada a ideia de que os profissionais de saúde tentem trabalhar mais o vínculo com o paciente para realizar um procedimento mais efetivo, com maior envolvimento e participação do paciente.

Em 2009, o Hospital São Paulo estabeleceu convênio com o SUS, credenciando leitos para internações psiquiátricas e para pacientes usuários de álcool e drogas. Após alta do hospital, pacientes com estas indicações são encaminhados para o Grupo Novos Horizontes, serviço de Saúde Mental da Secretaria da Saúde, a fim de possibilitar a continuidade do tratamento através da assistência sistemática.


Desde 1998, a Secretaria Municipal da Saúde desenvolve trabalho de Saúde Mental através do Grupo Novos Horizontes. O objetivo é atender pacientes que já passaram por internações psiquiátricas ou por motivos de uso de álcool ou drogas e que precisam de um serviço de assistência, acompanhamento e reabilitação para o retorno às atividades e convívios sociais. Atualmente, estão cadastrados no Grupo Novos Horizontes cerca de 50 pessoas, distribuídas em grupos de trabalhos intensivos, semi intensivos e não intensivos. A frequência não é obrigatória.

Fonte:Assessoria de Imprensa do municipio

Nenhum comentário:

Postar um comentário