terça-feira, 26 de julho de 2011

Saúde mental é tema de capacitação da Secretaria da Saúde



Capacitar as unidades básicas nas ações de saúde mental do município foi o objetivo do encontro promovido no dia 22/07,pela Secretaria Municipal da Saúde visando o trabalho de integração entre os profissionais da rede no acolhimento dos pacientes com transtornos mentais, complementando o trabalho do Centro de Atenção Psicossial Novos Horizontes – CAPS.

A coordenadora do CAPS, Simone Gazolla, que também está a frente do trabalho de educação continuada, afirma que a capacitação busca trabalhar de acordo com as diretrizes da Reforma Psiquiátrica, e orientar quanto à abrangência do campo da saúde mental; e como diagnosticar psicopatologias como, depressões, psicoses, e uso e abuso de substâncias psicoativas.

Os encontros serão ministrados mensalmente por uma equipe multidisciplinar da Secretaria e da 6ª Coordenadoria Regional da Saúde. A capacitação é destinada a todos os profissionais que integram o quadro de funcionários e Agentes Comunitários de Saúde

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Município renova convênio com o CAIS



Foi realizada na manhã do dia 20 no gabinete do prefeito Getulio Cerioli o ato de assinatura para renovação de convênio entre o município e o Centro de Assessoria e Iniciativas Solidárias – CAIS.

O convênio terá duração de pouco mais de 1 ano e irá beneficiar mais de 100 pessoas, na grande maioria idosas, com o aprendizado através da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos – EJA. No total, serão formadas oito turmas, destas, duas no Presídio Estadual, destinadas aos apenados e uma implantada no interior do município, visando facilitar o acesso da população rural às aulas. Outro benefício que o repasse de R$ 62 mil, estipulado no convênio, vai garantir aos alunos e educadoras é o transporte.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Escolas municipais vão participar do Programa Agrinho 2011



Ao final de cada ano letivo, o programa Agrinho, realiza um concurso estadual entre os melhores textos e desenhos de alunos e experiências pedagógicas de professores. Este é o sétimo ano em que a Secretaria da Educação, Cultura e Desporto de Lagoa Vermelha adere ao Programa, onde tem se destacado. Nos próximos dias, a Secretaria vai reunir diretores e professores das escolas municipais para apresentação do programa.

O objetivo do programa é desenvolver ações que propiciem o despertar da consciência cidadã, facilitando o acesso a informações que venham a melhorar a qualidade de vida. O projeto Agrinho, é desenvolvido há 8 anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR - do Rio Grande do Sul.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Alunas de Lagoa Vermelha Conquistam vagas para Olimpíadas

foto Ilustrativa

Foi realizada no domingo (17/07) na Cidade de São Leopoldo a Seletiva Estadual de Tênis de Mesa, Valendo duas Vagas para a Olimpíadas Escolar de 2011. Lagoa Vermelha esteve participando com alunas da Escola Municipal Lea Beatriz de Quadros Dolzan. As Duas Vagas foram conquistadas por Lagoa Vermelha, através das Alunas Clételin Cavani e Maria Elizabeth dos Santos. Que Estarão representando Lagoa Vermelha de 9 a 13 de Setembro em João Pessoa na Paraíba.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Aberto o Poço artesiano para as obras de infraestrutura da nova área Industrial





Os serviços de infraestrutura da nova área do Distrito Industrial II, tiveram início nesta semana. O município trabalha para viabilizar a instalação da Nutriz e das demais empresas, a curto prazo. Através da parceria entre o município e o estado, o Dinfra da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo efetuou a perfuração de um poço artesiano onde será instalada a empresa Nutriz.
O poço foi perfurado com uma profundidade de 96 metros e diâmetro de 6 polegadas, gerando uma vazão de 20 mil litros de água por hora. Conforme o operador do Dinfra, Nelson Marques, esse é um bom volume de água, pois geralmente se consegue uma vazão menor.

Nota Legal 2012 inova: Campanha terá imagens fotografadas pela população



A Secretaria da Fazenda lança o desafio para que fotógrafos amadores e profissionais sejam parceiros, enviando imagens antigas ou atuais que retratem o município. As fotos selecionadas vão compor o álbum da Campanha, nota Legal 2012, que como neste ano, vai acontecer por meio da troca de cupons fiscais por figurinhas. Junto à foto, será divulgada a autoria e descrição.

As fotos enviadas podem retratar a cultura, através da música, rodeio, torneios de laço, comida e doces campeiros, danças e costumes; história; projetos sociais; a indústria, comércio e prestação de serviços; praças e belezas naturais; a educação, escolas, creches; clubes, associações e esportes; agricultura e pecuária.

As fotos, com os créditos e descrição devem ser enviadas até o dia 31 de agosto para o email fiscalizacao@lagoavermelha.rs.gov.br, ou se forem impressas, levadas até o setor de Fiscalização para serem digitalizadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3358-9153.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Comunidade de sede Argenta ganha rede de água



Cerca de 30 famílias que residem em Sede Argenta, interior de Lagoa Vermelha, passaram a contar com água potável em suas residências a partir da perfuração do poço artesiano e construção da rede para o abastecimento de água. Nas obras foram investidos mais de R$ 180 mil, recursos do governo federal, estadual e contrapartida do município. A conclusão dos trabalhos também contou com a participação da comunidade que auxiliou na mão-de-obra. O Prefeito Getulio e alguns secretários estiveram entregando a obra para a comunidade no dia 8 de julho.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Obras na Av Presidente Vargas terá ritmo ascelerado



A empresa contratada pelo município através de processo licitatório, Traçado Obras Rodoviárias Ltda, trabalha na primeira e segunda etapa do projeto, que abrange o trecho que vai da BR 285 até as proximidades da Rua Hyll de Andrade. A via vai receber os serviços em 15.012,39 m², com a construção de quatro pistas (duas vias de mão dupla), ciclovia, instalação de parada de ônibus e a iluminação pública no canteiro central.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Secretária de Saúde usa tribuna da Câmara para esclarecer agendamentos



A Secretária da Saúde de Lagoa Vermelha, Márcia do Carmo, encaminhou um requerimento à Mesa Diretora do Poder Legislativo. O documento solicitava a abertura da “Tribuna Livre”, para explicar o novo sistema de agendamento de consultas e exames, recentemente implementado pela Secretaria da Saúde. Márcia relatou que o sistema oferece um grande volume de dados, deixando em arquivo todos os procedimentos realizados por cada paciente do SUS de Lagoa Vermelha. As filas registradas em alguns dias, segundo Márcia, não são necessária e devem diminuir gradativamente. Para a secretária, os pacientes devem buscar informações sobre o novo procedimento de encaminhamento, garantindo que não é necessário ficar na fila durante a madrugada.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Lagoa Vermelha inaugurar sede da CAPS



Foi inaugurado na sexta feira (01/07) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Lagoa Vermelha. Acolher os pacientes através de atendimentos clínicos, possibilitando a reinserção à comunidade, o acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Esta é a base dos serviços prestados pelo centro.

.Segundo informações da psicóloga Simone Gazolla, além dos atendimentos clínicos o Centro oferece oficinas de dança, de música, de trabalhos artesanais, de marcenaria e de plantio e cultivo de hortas. No decorrer do trabalho e conforme as necessidades apresentadas, outras modalidades serão criadas. Acompanhamento de internações, busca ativa dos usuários faltosos e visitas domiciliares também compõe as atividades. . A sede do CAPS fica na Avenida Nívio Castellano