terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vigilância Sanitária debateu a qualidade da água no interior de Lagoa


Foi realizado no dia 2708 um encontro na Secretaria de Saúde de Lagoa Vermelha promovido pelo Departamento de Vigilância Sanitária. O encontro teve como objetivo o enfoque da qualidade da água para consumo humano, buscando alternativas para o tratamento adequado desta água consumida através dos poços artesianos utilizados pelas comunidades do interior.

Participaram dos debates o Prefeito Getulio Cerioli, a Secretária da Saúde, Márcia Silvana do Carmo, a Coordenadora da Vigilância Sanitária Anama Durante Rech, o Fiscal Sanitário Ivolmir Minozzo e representantes das Associações Hídricas do interior do município.

Entra em vigor neste dia 1 de setembro a lei da cadeirinha


Assim como o cinto de segurança serve como proteção dos adultos, as cadeirinhas têm a função de garantir a segurança das crianças que estão dentro de um veículo. Elas, que antes eram opcionais passam a ser obrigatórias a partir deste dia 1 de setembro, com multa para aqueles que forem flagrados desrespeitando a lei. É necessário que os pais estejam conscientes da importância da cadeirinha, que é um acessório que pode até mesmo salvar a vida do filho no caso de um acidente de trânsito.

Mais de 300 Jovens prestaram juramento á Bandeira dia 28


Foi realizada em Lagoa Vermelha no dia 28/08, o ato cívico de juramento á Bandeira pelos jovens dispensados do serviço militar. Cerca de 300 jovens participaram da Cerimônia, que contou com a presença de autoridades constituídas, pais e convidados.

O evento ocorreu no largo da Câmara Municipal de Vereadores e iniciou com a apresentação da Bandeira Nacional conduzidas na ocasião pelo Grupo de Escoteiros Guainás. O Exército Brasileiro representado, pelo Tenente Reginaldo Sérgio Galvão Dominici, Delegado da 11ª Delegacia de serviço militar, sediada em Vacaria. O prefeito Getulio Cerioli este no ato como presidente da Junta.

Foto: Assessoria de Imprensa municipal

Prefeito de Lagoa Verifica obras da 470


O Prefeito Getulio Cerioli de Lagoa Vermelha esteve no dia 29/08 juntamente com os secretários Osmar Piardi da Administração e Augusto Celso Machado, das Obras, visitaram as obras de asfaltamento da BR 470, percorrendo especialmente o trecho de Clemente Argolo/Pontão, onde as mesmas estão em bom ritmo. Outro trecho que foi verificado refere-se ao entroncamento da BR 470 com a estrada que leva a localidade de São Joaquim e Granja Crestani, na estrada de Tupanci do Sul, totalmente recuperada pela Administração Municipal.
Foto: assessoria de Imprensa municipal

Seguro-desemprego pago direto na conta


A resolução aprovada pelo Conselho Deliberativo do FAT possibilita a trabalhadores com direito a seguro-desemprego receber as parcelas em depósito direto em poupança ou conta simplificada da Caixa Federal. A Caixa tem 40 milhões de contas de poupança e 7 milhões de contas simplificadas.

Um projeto piloto nos estados de Goiás, Acre e Espírito Santo já efetivou créditos em 315 mil poupanças e em 24 mil contas simplificadas.
O trabalhador ainda pode receber o crédito em conta corrente sem ônus, fazendo a opção na Caixa, já que a opção pela conta corrente não é automática.

Tem direito a seguro-desemprego o trabalhador dispensado sem justa causa, que comprove ter recebido salários consecutivos no período de seis meses imediatamente anteriores à dispensa.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Casa da Cultura deverá sofrer melhorias


No dia 27/08, o Prefeito Getulio Cerioli, autorizou a abertura de processo licitatório para revitalização e modernização da Casa da Cultura e ampliação da Biblioteca Municipal. A ordem foi dada em encontro com o Secretário de Educação José Leonir Teles Rodrigues.

No local deverá ser construída uma sala direcionada aos alunos das escolas municipais, dotado de computadores e espaço físico adequado para atividades de estudos.

Serão investidos recursos próprios do município no montante de R$ 175 mil. No anfiteatro da Casa da Cultura está sendo realizado projeto técnico e elétrico, a fim de buscar recursos junto ao Governo Federal e Lei de Incentivo à Cultura do Estado, para a retomada das obras.

Foto: assessoria de Imprensa municipal

Ganhadores Sábado Premiado_28/08

LUCIANO BERGI: Um óculos de sol - Relojoaria Central

CELINDA DA ROSA: Um lanche - Enigma's Bar

ANGELA DE LURDES DOS SANTOS: Um kit Niely Gold - Farmácia Cacique

DANIELA DA ROCHA DOS SANTOS: Uma locação DVD - Vídeo News

NELI ROMAN: Uma recarga de cartucho - Sys House

LUANA DA SILVA: Um Kg de lasanha Massas D'Vera - Mercado Arco Iris

ALESSANDRO MACHADO DA SILVA: Um corte de cabelo - Farofa Cabeleireiro

VICTOR DE LORENZO: Um balanceamento para 2 rodas - DL Pneus

CAREN BOITO: Uma blusa feminina - Loja Cinderela

ANDRÉIA NUNES: Uma muda de Gerânio - Floricultura Recanto da Natureza

DARCI DEBORTOLONI JR.: Um lanche e um refri - Baraio's Bar

IONE GUIMARÃES: Um brinde - Farmácia Confiança

NEIVA MOREIRA DE OLIVEIRA: Uma pedra para caramelizar doces - Marmoraria Geluz

WESLEI EDUARDO DE OLIVEIRA: Um boné de marca - Moda Viva

ANTÕNIO CARLOS MOREIRA E SILVA: Uma cuia personalizada - Casa São Paulo

BRUNA DA SILVA LANZARINI: Um perfume Cuba - Brinquelândia

SIRLEIDE FATIMA PIMENTEL: Uma recarga de cartucho - Datasul Computadores

CATARINA LOREGIAN: Um xis salada e uma coca-cola 350ml - Xis da Vera

CARLOS ANTÔNIO DE MATOS: Um lenço de pescoço - Casa do Gaúcho

ARCIDES ALVES PEREIRA: Uma vianda para 3 pessoas - ZZ Alimentos

ADRIANA PATRÍCIA RIBEIRO: Um mês de academia - Spaço Phisico

ELIZABETE ANDRADE DA CRUZ: Uma calçado - Anatex Magazine

MARIA CAROLINA BORGES DA SILVA: Uma rfeição - Restaurante Acepipe

ALISSON DE OLIVEIRA: Uma gravata - Valter Moda Masculina

MARINDIA MOREIRA DE OLIVEIRA: Uma gargantlha e um par de brincos - Suzana Presentes

GIOVANI ALVES SANTOS: Uma camiseta do Inter tamanha 12 - Confecções Tonial

JOCELAINE DOS SANTOS BRANDÃO: Um tênis feminino - Loja Quatro Estações

CLAIR FÁTIMA MARQUES: Um creme para pentear Seda - Farmadoro

LUIS ANTÔNIO BONADIMAN: Um ingresso Banda G 10

ALINE ABRASON: Um ingresso Banda G 10

LUCIANE ALBUQUERQUE FAGUNDES: Um ingresso Banda G 10

ILDO DA SILVA PEREIRA: Um ingresso Banda G 10

Daer e Técnica Viária assinam Contrato para asfaltamento da RS 456


Fui publicado no Diário Oficial do dia (27/08/2010), o Aditivo do contrato assinado entre o DAER e a TÉCNICA VIÁRIA, para os serviços de terraplanagem e asfalto de 39 km da RS456, entre Esmeralda e a BR285.

Considerado um dos acessos mais importantes à última fronteira agrícola do Estado, a rodovia foi iniciada ainda no Governo Britto. Nos últimos doze anos, foram asfaltados 12 km, nos governos Britto, Olívio e Rigotto.

De posse da Licença da FEPAM, a empresa poderá reiniciar os trabalhos os recursos estão assegurados no Orçamento.

Pelo Aditivo publicado no Diário Oficial a obra está orçada em R$ 27.265.545,02 para ser executada até 15/12/2011.
Fonte: Daer-Rs

Luana Machado é Destaque no Canadá


A ciclista Luana Machado de Lagoa Vermelha está fazendo um estágio de competições no Canadá. Luana competiu neste final de semana da prova chamada Raid Velo Mag que foi disputada em 3 etapas em Mont Saint Anne.

Na sexta-feira, dia 27 foi realizada a 1ª etapa que foi numa subida de 8 quilômetros. A ciclista da UPF chegou em 2º lugar. Já no sábado, dia 28 foi realizada a 2ª etapa que foi uma prova de Maratona de 77 quilômetros em muitas trilhas e estradas de chão, novamente ela chegou em 2º lugar e no domingo, dia 29 foi realizada a 3ª etapa, que foi mais uma prova de Maratona em trilhas e estradas de chão e mais uma vez Luana chegou em 2º lugar.

Ela salienta que as provas foram bem difíceis e o nível muito alto, mas está feliz por seu resultado e sua performance nas provas. Nesta segunda-feira será dia de descanso e na terça-feira reinicia os treinamentos para participar de mais competições no Canadá.

Prefeito Cerioli Convida Desembargador para o Rodeio


O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargador Leo Lima, ao visitar Lagoa Vermelha, recebeu homenagem da OAB do Município,e na oportunidade também recebeu um convite especial das mãos da patronagem do CTG Alexandre Pato para estar presente no lançamento do Rodeio Internacional e Festa Nacional do Churrasco, previsto para acontecer no dia 16 de setembro, dentro das comemorações alusivas a Semana Farroupilha e 1ª Mostra de Lagoa.
Leo Lima, filho de Lagoa Vermelha, é ilustre personalidade na área jurídica do Rio Grande do Sul e sua família possui identificação com o tradicionalismo.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Gincana Tradicionalista será dia 14 de setembro


O Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Lagoa Vermelha, através de Mônica Bressan e Sheila Borges estão ultimando os preparativos para a realização da 1ª Gincana Tradicionalista de Lagoa Vermelha.

O evento será realizado no dia 14 de setembro e terá por local a Praça Frei Mateus Dolzan. A gincana busca a integração dos alunos da rede pública e particular de ensino, onde tarefas serão desenvolvidas pelos estudantes, baseados em temas divertidos que servirão de motivação para as equipes.

A gincana terá seu início às 9 horas, e se estendem durante todo dia, com previsão de término às 17 horas,com a premiação as equipes vencedoras.
REGULAMENTO GERAL
1. DISPOSIÇÕES GERAIS1.1 Promoção e organização Secretaria da Educação, Cultura e Desporto, Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços e Entidades Tradicionalistas.1.2 A Gincana realizar-se-á dia 14 de Setembro de 2010, na Praça Frei Matheus Dolzan, das 9horas até às 17 horas1.3 Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas as condições deste regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das equipes.1.4 É de responsabilidade do Líder da equipe a ampla divulgação junto aos integrantes do mesmo, informando-os do acesso ao regulamento pelos sites: www.lagoavermelha.rs.gov.br , WWW.cacique.am.br e WWW.lagoafm.com.br 1.5 Em todas as tarefas que envolverem produção textual, será observado o uso correto da escrita da Língua Portuguesa.1.6 Eventuais omissões deste Regulamento serão sanadas pela comissão organizadora.1.7 A guarda e o zelo de todo o material, equipamentos ou bens utilizados para o cumprimento das tarefas é de inteira responsabilidade das equipes.

2. DA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

2.1 As fichas de inscrições estarão disponíveis na Prefeitura Municipal – Departamento de Turismo no período de 27 de agosto a 10 de setembro de 2010, nos seguintes horários: manhã das 9h às 11h e tarde das 14h às 17h.2.2 A ficha deverá ser preenchida rigorosamente com o nome completo de todos os integrantes e suas assinaturas, nome da escola, nome e lema da equipe e contatos e entregue impreterivelmente no Departamento de Turismo até às 17 horas do dia 10 de setembro de 2010.2.3 As equipes serão formadas por alunos da quarta série ou quinto ano até a oitava série ou nono ano das escolas Municipais, Estaduais e Particulares.2.4 Cada equipe será composta de 20 pessoas, sendo 15 alunos escolhidos pela escola, contemplando todas as séries acima citado, 3 professores e 2 pais.2.5 As equipes poderão solicitar auxílio das entidades tradicionalistas para apoio nas tarefas.

3. OBJETIVOS

3.1 Estimular o conhecimento pelo Tradicionalismo, reconhecendo os costumes, o folclore gaúcho e as demais formas de manifestações da cultura tradicionalista.3.2 Promover a integração entre os participantes, professores, pais, entidades e comunidade.3.3 Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão.3.4 Exercitar o senso de liderança e motivação.

4. DA PONTUAÇÃO, EXECUÇÃO E CRONOMETRAGEM DAS TAREFAS

4.1 A pontuação das tarefas, a execução e a cronometragem estará descrita em cada tarefa divulgada.

5. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES

5.1 As equipes vencedoras serão aquelas que somarem o maior número de pontos, respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugares.5.1.1 Primeiro lugar: 1 Notebook5.1.2 Segundo lugar:1 câmera digital5.1.3 Terceiro lugar: 1 aparelho de DVD

6. DA COMISSÃO ORGANIZADORA
6.1 Compõem a Comissão OrganizadoraMarília Dornelles - MTGMônica Bressan – Departamento de CulturaSheila Borges – Departamento de Turismo
6.2 São atribuições da Comissão Organizadora Preparar o Regulamento; Preparar as tarefas (normais, surpresa, relâmpago, suplementares e especiais) da gincana; Divulgar a gincana e seu cronograma; Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento; e  Estabelecer horários relacionados à execução da gincana, sendo que dia 13/09 – segunda-feira às 14h haverá reunião, no salão da Paróquia Santo Antônio, com o líder de cada equipe e retirada das primeiras tarefas.

7. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES
7.1 Cada equipe deverá estar devidamente identificada com um nome e caracterizados de acordo com este nome, bem como identificar o líder que deverá ser um aluno de qualquer série/ano.7.2 Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pelo tradicionalismo, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas.7.3 Estar ciente de que só será permitida a entrada no local de execução das tarefas, quando for o caso, das seguintes pessoas: Líder da equipe Executores das tarefas7.4 As tarefas serão entregues somente ao líder da equipe após a divulgação pelas rádios Cacique AM, Mais Nova FM e Rádio Lagoa FM.
Observação: Somente o líder da equipe terá acesso à Comissão Organizadora, para dirimir dúvidas, quando da realização das tarefas.

8. DAS PENALIDADES

8.1 As equipes poderão perder pontos no caso de: As tarefas deverão ser cumpridas rigorosamente no horário estabelecido; Atrapalhar as equipes concorrentes, por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): podendo perder até o total de pontos da respectiva tarefa ou a desclassificação da equipe; Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa. Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem do Tradicionalismo de Lagoa Vermelha ou do evento como um todo.

9. DO RESULTADO

9.1 A divulgação do resultado será feita no final do dia 14/09, sendo que a entrega da premiação acontecerá no Jantar de Encerramento da Semana Farroupilha.

10.1 A Comissão Julgadora, devidamente assessorada pela Comissão Organizadora, decidirá os casos omissos por este regulamento, quando provocado por recursos escritos ou observados pela Comissão Organizadora.
Foto: Assessoria de Imprensa municipal

Assinada ordem de serviço para pavimentação de ruas da Medianeira







Aconteceu na noite do dia 26/08, no salão da comunidade do bairro Medianeira a assinatura da ordem de serviço para o início das atividades de pavimentação nas ruas Maria Luiza Nunes, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Amazonas, Minas gerais e Sergipe receberão asfalto, totalizando 11.747,07 m². A empresa vencedora da licitação e que realizará os serviços é a Construtora e Pavimentadora Teles Ltda

O investimento da obra totaliza R$ 599.981,67, sendo R$ 419.987,16 oriundos do Governo do Estado, através da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano - Sehadur e R$ 179.994,51 contrapartida do município.

Estatuto do Desarmamento continua causando polêmica após seis anos em vigor


Enquanto os parlamentares contrários ao estatuto querem aumentar a lista de categorias profissionais que podem portar armas, os defensores do desarmamento defendem mais restrições para o porte de arma. Levantamento do Ministério da Saúde mostra que o número de mortes por armas de fogo vem se reduzindo ano a ano. O Ipea afirma que essa redução deve-se, em parte, à vigência do Estatuto do Desarmamento. A lei do desarmamento no País já completa 6 anos de vigência.
Fonte: Senado

Governo corrige parte dos contracheques do magistério


A Secretaria da Fazenda do RS salientou que parte dos contracheques do mês de agosto será refeita para revisão de um desconto que atingiu cerca de nove mil matrículas de servidores de escola.

O desconto foi feito com previsão legal, de forma a corrigir um pagamento relativo à chamada Lei Britto, que havia sido feito em duplicidade para servidores de escola que recebem a gratificação por difícil acesso.

De acordo com o órgão técnico, no próximo dia 31, será feita uma folha suplementar devolvendo o desconto. Os abatimentos devidos serão implementados de forma parcelada, a partir da folha de setembro, após estudo detalhado.

Fonte: Governo do Estado.

Homenagem ao Desembargador Léo Lima será na Câmara de Vereadores


O Corre hoje á noite 27/08 no Plenário Nady Maria Castellano, uma palestra com o Desembragador Léo Lima, e após uma homenagem ao lagoense, Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O Evento faz parte do aniversário da OAB Subsecção de Lagoa Vermelha. A Palestra têm seu horário marcado para ás 19 hs e 30 min.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Lagoense será cidadão de Porto Alegre


O Jornalista Lagoense que atua na capital Gaúcha Luiz Carlos Reche receberá o título de Cidadão de Porto Alegre. A homenagem, proposta pelo vereador Haroldo de Souza, foi aprovada ontem 25/08, pelo plenário da Câmara Municipal. Natural de Lagoa Vermelha, Reche é graduado em Jornalismo pela PUCRS e trabalha na Caldas Júnior (depois Grupo Record RS) desde 1985.

Alunos da Escola Monteiro Lobato visitaram a Lagoa Fm




Estiveram na quarta-feira 25/08 visitando a Rádio Lagoa Fm, alunos e professores da Escola Monteiro Lobato de Pizzamiglio. Na oportunidade foram recebidos pela direção e funcionários da Emissora. O Passeio faz parte do projeto pedagógico da Escola.

Calendário de pagamento do funcionalismo em agosto

O secretário da Fazenda, Ricardo Englert, divulgou o calendário de pagamento do funcionalismo para o mês de agosto. Nos dias 27, 30 e 31 serão depositados R$ 448,3 milhões para pagar os vencimentos de 276.145 matrículas do Poder Executivo.

Calendário de pagamento do funcionalismo para o mês de agosto:

27 (sexta-feira) – Magistério, Quadro Geral, Quadro Servidores de Escola e Inativos Ferroviários

30 (segunda-feira) – Categorias de Nível Médio da Segurança e da Saúde

31 (terça-feira) – Demais servidores.

Loteamento São José já está recebendo calçamento


A pedreira Erlo vencedora da licitação para o calçamento do loteamento no bairro São José deu início durante esta semana às obras de pavimentação das nove ruas do Loteamento.

O investimento acontece em mais uma parceria do município de Lagoa Vermelha com o Governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida.O investimento de cerca de R$ 650 mil, sendo R$ 460 mil do Governo Federal e contrapartida do município no valor de R$ 190 mil, aplicados na infraestrutura do loteamento.

A construção prioriza as famílias que vivem em vulnerabilidade social (com renda de até três salário mínimos e famílias que não tenham sido contempladas com nenhum Projeto habitacional).

A pedreira Erlo é a responsável pela construção do calçamento e meio fio do loteamento. Já as 106 casas a serem construídas, são de alvenaria e possuem 45m² cada uma. Toda instalação de rede de água e captação pluvial já está efetivada e o projeto elétrico já está concluído, e a obra de eletrificação acontecerá em todas as ruas do loteamento, até o próximo mês.

Foto: Assessoria de Imprensa municipal

Juramento à Bandeira será nesta sexta-feira


Esta programada para essa sexta feira 27/08 pela junta do Serviço Militar de Lagoa Vermelha o juramento à Bandeira Nacional, pelos jovens dispensados do serviço militar inicial da classe de 1992 e anteriores, que será realizada em frente à prefeitura. O juramento esta com seu horário marcado para ás 16 horas.

INSS começa a pagar metade do 13 salário para 23,6 milhões


O INSS começou a pagar ontem a primeira parcela do 13 salário para cerca de 23,6 milhões de beneficiários. É a quinta vez que a Previdência paga antecipadamente uma parcela da gratificação. No primeiro dia recebem os que ganham até um salário mínimo e têm cartão com final 1. O cronograma prossegue até 8 de setembro. A primeira parcela do abono, de 50% do valor do 13, representa injeção extra na economia de R$ 9,013 bilhões em agosto e setembro, além dos cerca de R$ 20 bilhões do benefício mensal.

Lançamento do Rodeio terá Prefeitos de Ibiraiaras, Capão Bonito do Sul e Caseiros


São esperados cerca de 70 mil visitantes para a maior festa da região nordeste do Estado. O Rodeio Crioulo Internacional e Festa Nacional do Churrasco de Lagoa Vermelha, que acontece de 26 a 30 de janeiro de 2011, contará com a realização da VI Mostra de Fotografias, Doces e Comida Campeira.

O lançamento do Rodeio Crioulo Internacional de Lagoa Vermelha terá seu lançamento no dia 16 de setembro, na sede da entidade, quando acontecerá a 1ª Mostra de Lagoa, Semana Farroupilha e Feira do Cavalo Crioulo.

Na lista dos convidados, os prefeitos de Ibiaraiaras, Ferdinando Dallagnol; prefeito de Capão Bonito do Sul, Francisco Dimorvan Dutra Vieira; e o prefeito de Caseiros, Marcos Canali (foto). Prefeito de Lagoa Vermelha, Getulio Cerioli, estará recepcionando os colegas das regiões Nordeste do Estado e Campos de Cima da Serra.

Foto: Marcos Nepomuceno

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Inaugurado trecho da BR 285


O trecho da BR285, entre Bom Jesus e São José dos Ausentes, já foi concluído e foi inaugurado no dia 18/08, A Solenidade ocorreu em São José dos Ausentes (Pórtico de Entrada).

De acordo com o prefeito, Erivelto Sinval Velho, esteve presente na solenidade o Ministro do Turismo, Paulo Sérgio Passos, e do Diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Hideraldo Caron.Devido a legislação eleitoral, nenhum candidato a cargo eletivo pode comparecer, tampouco ficar próximo da inauguração.O Prefeito Erivelto Velho, um dos organizadores do evento, leu mensagens de congratulações dos deputados que batalharam pela obra.

Missa pela passagem dos cinco anos do tornado


A Administração Municipal de Muitos Capões que tem como prefeita Mara Valmorbida Barcellos estará realizando em seu município uma Missa para marcar a passagem dos cinco anos do Tornado que será realizada no dia 27/08, às 10 horas, na Igreja Santo Antônio. A mesma será celebrada pelo Padre Lino José Weber e pelo Bispo Irineu Gassen.Na oportunidade será feita a colocação de uma imagem de Santa Bárbara na Gruta em frente à Igreja Santo Antônio e da entrega de quadros da Santa às famílias atingidas pelo tornado.

Governador do Lions visita projeto Sopão







Esteve na tarde de terça-feira 24/08 visitando o projeto Sopão Comunitário do Lions Club de Lagoa Vermelha, que funciona no bairro Gaúcha,o Governador do distrito LD 7 Sidônio Luiz Rosa Cassol. O governador esteve acompanhado da diretoria do Lions de Lagoa Vermelha. Salientou na oportunidade para a reportagem da Lagoa Fm, que o projeto desenvolvido pelo clube de Lagoa Vermelha é modelo para os demais clubes de serviços do Lions.

Medianeira vai ganhar ruas pavimentadas


Foi assinado no dia 23/08 no gabinete do prefeito Getulio Cerioli, assinatura de contrato administrativo entre o município e a empresa Construtora e Pavimentadora Teles Ltda, vencedora do processo licitatório para pavimentação de ruas do bairro Medianeira. Realizaram a assinatura o Prefeito Getulio Cerioli e o representante da empresa que vai executar os serviços, Paulo César Teles.

Através do Programa Produção de Ações Habitacionais – Emancipar, as Ruas Maria Luiza Nunes, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Amazonas, Minas gerais e Sergipe receberão asfalto, totalizando 11.747,07 m².

O investimento da obra totaliza R$ 599.981,67, sendo R$ 419.987,16 oriundos do Governo do Estado, através da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano - Sehadur e R$ 179.994,51 contrapartida do município. Amanhã dia 26/08 acontece no salão da comunidade, às 19h30min a assinatura da ordem de serviço para o início das atividades de pavimentação nas referidas ruas.

Foto:Assessoria de Imprensa municipal

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Governo do Estado vai contratar emergencialmente 40 médicos para o Samu


O Governo do Estado esteve reunido, no dia 23/08, com representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) para tratar da ampliação do quadro médico para a central de regulação do serviço Salvar-Samu.

No encontro, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann destacou que está sendo implementado um novo Plano de Carreira, Cargos e Salários para profissionais do SUS, que concede 100% de aumento salarial, incluindo os médicos reguladores.

Arita salientou, também, que está para entrar na ordem do dia do plenário da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 207, encaminhado pela Governo do Estado, que prevê abertura de processo seletivo público para contratação emergencial de mais 40 médicos para o Salvar-Samu, e outros 13 para a regulção em geral.

Participaram desta reunião, a coordenadora do Samu Estadual, Mayra Marcella Rodrigues, a diretora adjunta do Departamento de Assistência Ambulatorial e Hospitlar, Ana Mejolaro, o diretor do Simers, Edson Machado, o assessor Afonso Araújo e a assessoria jurídica.

Em Lagoa Vermelha o carro ambulância da SAMU ainda não entrou em funcionamento devido a falta de profissionais para esse setor.

Anteprojeto das Paralelas da BR 285 é apresentado ao Executivo


Em audiência realizada na manhã de segunda-feira, 23/08 , o Prefeito Getulio Cerioli, acompanhado dos Secretários Municipais, representante da CICAS, receberam os engenheiros Manoel Maria Scott Fonseca, Rodrigo Coelho de Souza e Marco Antônio Landgraf, da empresa ENECON S/A, responsável pela execução do projeto das paralelas da BR 285.

No encontro, foi apresentado ao Executivo o anteprojeto da concepção das paralelas, a partir de avaliação realizada pela ENECON, registrando o fluxo de veículos desde o trevo do Estádio Municipal Adão Castellano até as proximidades do Hotel Alto da Lagoa.

Em Entrevista ao programa BOM DIA CIDADE da Lagoa Fm o Prefeito Getulio Cerioli disse que é preciso readequar este trecho, pois o fluxo de veículos na BR 285 e dentro da cidade tendem a aumentar, em virtude da BR 470 chegar em Lagoa Vermelha pela Rua Buarque de Macedo e da complementação da BR 285 com ligação na BR 101. A próxima etapa será a aprovação do projeto por parte do DNIT, que avaliará os aspectos técnicos de segurança e viabilidade da execução.

Foto: Assessoria de Imprensa do municipio

Ação apreende armas e animais


A Operação Centauro Verde do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), deflagrada ontem na região Planalto do Estado, resultou em 14 prisões e apreensão de armas, munições e muito material irregular e proibido. A ação ocorreu nos municípios de Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Moliterno, Ciríaco, Tapejara e Água Santa.

Na ação também foram recolhidas 60 armas - 26 revólveres, 32 carabinas e duas pistolas - 184 galões de agrotóxicos; três motosserras; 200 galos de rinha; quatro papagaios-charão - espécie ameaçada de extinção - 24 celulares; 15 computadores, impressoras e notebooks; redes de pesca de malha irregular; 36 bovinos sem origem identificada e 100 quilos de carne de gado sem procedência. O comandante do CABM, Jorge Luiz Agostini, disse que o principal objetivo da operação foi reprimir os crimes de caça. A ação envolveu 140 PMs e 30 viaturas, com participação do 3 RPMon, 1 Batalhão Rodoviário, 3 Batalhão de Operações Especiais e 7 Comando Regional de Bombeiros.

Crédito: JUSSARA PELISSOLI-Correio do Povo

Rodeio Internacional de Lagoa contará com a presença de prefeitos


Os preparativos para o lançamento do Rodeio Internacional e Festa Nacional do Churrasco de Lagoa Vermelha continuam. No dia 16 de setembro, dentro das programações da Semana Farroupilha e 1ª Mostra de Lagoa, vários prefeitos das regiões dos Campos de Cima da Serra e Nordeste do Estado serão convidados pela patronagem do CTG Alexandre Pato, promotora do evento tradicionalista, para prestigiar o evento, que contará com jantar onde será servido o churrasco típico de Lagoa Vermelha.

Entre as autoridades convidadas está o prefeito de Capão Bonito do Sul, Francisco Dimorvan Dutra Vieira, PTB, pertencente a AMUCSER - Associação dos Municípios da Região Nordeste do Estado. O prefeito Getulio Cerioli, PDT, de Lagoa Vermelha, é membro da Comissão Organizadora da Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira e pertence a região da AMUNOR, onde expressivo número de prefeitos deverão ser convidados para estarem presentes no lançamento do Rodeio no dia 16 de setembro.
Foto: Marcos Nepomuceno

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Presidente do TJ receberá Medalha do Pacificador


O Lagoense e Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Leo Lima, será agraciado com a Medalha do Pacificador. A honraria é uma homenagem aos 150 anos de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, conferida a militares e civis que prestaram relevantes serviços ao Exército brasileiro, elevando o prestígio da instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército brasileiro, conforme o regulamento a outorga.

A condecoração será entregue pelo comandante Militar do Sul, General de Exército Túlio Cherem. A solenidade realiza-se no próximo dia 25 (quarta-feira), às 10h, no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, localizado na Avenida Salvador França, 201, bairro Partenon, em Porto Alegre.

Fonte: TJ Rs.

Escola Antônio Carlos de Andrade Nácul beneficiada com Ginásio Poliesportivo


Estão adiantadas as obras de construção do Ginásio Poliesportivo pertencente à Escola Municipal Antônio Carlos de Andrade Nácul, localizada no Bairro Industrial.

As obras beneficiarão os 107 alunos do educandário e o projeto prevê arquibancadas, dois vestiários, bar, almoxarifado e escritório, onde a população contará com local moderno e adequado para prática esportiva.

A obra conta com recursos próprios do município no valor de R$ 459.740,00, estão sendo aplicados para edificação de mais este local que abrigará muitos eventos.

Foto: Assessoria de Imprensa municipal

Duas Casas queimam em Lagoa em menos de 72 horas


No Sábado á noite (21/08) por volta das 20 hs e 30 minutos os Bombeiros foram acionados para tentar conter as chamas em uma residência situada no Bairro Boa Vista, onde as chamas destruíram a residência da senhora Cesira de Lurdes do Sacramento de Oliveira de 56 anos.

A Mesma Morava com seu Filho no local, mas no momento do fogo não se encontravam em Casa. Foi Perda Total. Na manhã desta segunda-feira ( 23/08) por volta das 8hs e 30 uma outra Casa situada na Rua Cesário Quita Gomes no Bairro Gaúcha, Casa mista foi consumida pelo fogo. Na parte da tarde por volta das 14 horas os Bombeiros retornaram ao local devido a um novo foco de fogo que estava ameaçando as residências vizinhas.

NG Revista realiza os detalhes finais para o Mulher em Evidência


A Direção da NG Revista esta ultimando os privativos para a realização no dia 4 de setembro, da décima edição do baile Mulher em Evidência, onde personalidades do mundo feminino estarão sendo homenageadas no Clube Comercial. O evento contará com baile social a ser animado pelo conjunto musical Aeroporto Banda Show. A Imprensa de Lagoa Vermelha estará dando cobertura á mais esta promoção social.


Foto Marcos Nepomuceno

Grupo de Arte Nativa retorna de excursão no Peru


O Grupo de Arte Nativa, esteve participando do 28º Festival de Folclore, em comemoração aos 270 anos da Fundação do município de Arequipa e 200 anos da Independência Espanhola do Peru. O grupo viajou no dia (11/08), para a cidade de Arequipa, no Peru, onde permanece até o final desta semana.

A cidade onde o grupo de Arte Nativa ficou tem aproximadamente um milhão de habitantes, sendo uma das mais importantes daquele país. O convite foi feito pela CIOFF – Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais. Essa já é a sexta viajem internacional do Grupo de Arte Nativa, que tem como patroa Ana Catarina Lenzi Pacheco.

Praças da Av.Afonso Pena receberão Iluminação Nova


A Secretaria do Planejamento de Laga Vermelha, estará efetuando melhorias na iluminação da Avenida Afonso Pena, trecho que compreende a Praça Marechal Deodoro da Fonseca e a Rua Atílio Bonotto.

Nestes pontos, serão disponibilizadas 80 novas luminárias, com capacidade superior as já instaladas, visando melhorar a iluminação da avenida. As luminárias serão instaladas após a conclusão das obras da rede elétrica no trecho entre a Rua Atílio Bonotto e a BR 285, proporcionando maior segurança para a comunidade que transita no local.

As lâmpadas retiradas da Av. Afonso Pena serão revisadas e instaladas em locais que não dispõe de iluminação pública e que já possuem a rede elétrica disponível. A aquisição das luminárias já foi licitada e para breve serão iniciados os trabalhos de colocação e substituição de lâmpadas.

Foto: assessoria de Imprensa municipal

Tradicionalismo perde Onésimo Duarte


Faleceu ontem ( 22/08) vítima de complicações cardiovasculares, aos 81 anos, o tradicionalista Onésimo Carneiro Duarte. Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, há dez dias tratando uma pneumonia. Conhecido por sua dedicação ao tradicionalismo gaúcho, Onésimo foi presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) por seis mandatos, sendo também patrão do CTG Porteira do Rio Grande, de Vacaria.
Fonte: Zero Hora

Ganhadores Sábado Premiado_21/08

TATIANE SIQUEIRA: Um óculos de sol - Relojoaria Central

ELIANE DA SILVA VIEIRA: Um lanche - Enigma's Bar

NEIDE ZANCAN: Um Kit da Niely Gold - Farmácia Cacique

CASSIANE RAMOS: Uma locação de DVD - Vídeo News

VERA CRISTINA PIMENTEL DE LIMA: Uma recarga de cartucho - Sys House

KELLY MOREIRA: Um Kg de lasanha Massas D'Vera - Mercado Arco Iris

ROGÉRIO MACHADO DA SILVA: Um corte de cabelo - Farofa Cabeleireiro

CAZEMIRO GOMES ZABALA: Um balanceamento para 2 rodas - DL Pneus

RENATA BOMBASSARO: Uma manta para senhora - Loja Cinderela

MARIA TEODORO: Um cactus - Floricultura Recanto da Natureza

ANDRIELI CRISTINA MELLO DOS SANTOS: Um lanche e um refri - Baraio's Bar

MÁRCIO AMARAU: Um brinde - Farmácia Confiança

VANUSA DA SILVA: Uma pedra para caramelizar doces - Marmoraria Geluz

LUCIANA RICARDO: Uma blusa feminina - Moda Viva

RAISSA CARTABIL: Uma cuia personalizada - Casa São Paulo

LUIS TADEU FREGULHA JR.: Uma refeição - Restaurante Tropical

ROSIMAR ZANTUTI: Um par de meias de lã - Brinquelândia

JAQUELINE RAMOS DE MATOS: Uma recarga de cartucho - Datasul Computadores

NEUZA COSTANTE FARIAS: Um xis salada e uma Coca-cola 350ml - Xis da Vera

WELINTON RIBEIRO: Um lenço de pescoço - CVasa do Gaúcho

ELIZABETE MACHADO DE OLIVEIRA: Uma vianda para 3 pessoas - ZZ Alimentos

BRUNA VIEIRADA SILVA: Um mês de academia - Spaço Phisico

GISLAINE BORGES: Um calçado - Anatex Magazine

AGDA RUSSI: Uma refeição - Restaurante Acepipe

SANDRA COMIN: Uma ducha - Martinazzo Materiais de Construção

ROSIMAR CRISTINA DE FREITAS: Um relógio de parede - Relojoaria Strapazon

DIOVER DA SILVA MOREIRA: Um criado mudo - Evidência Móveis

JOSELI FORTUNA: Uma pizza moda da casa - Comércio de Congelados da Aedir Dall agnol

SAMARA GOMES: Um creme para pentear Seda - Farmadoro Farmácia

CRISTINA DUARTE: Um vale compras de R$ 15,00 - Fruteira São Paulo

SCHARON DE SOUZA: Um ingresso Expresso Tchê

ARNALDO CERRI JR.: Um ingresso Expresso Tchê

TALITA FERREIRA: Um ingresso Expresso Tchê

MARLI MACHADO: Um ingresso Expresso Tchê

PATRÍCIA MACHADO DO CARMO: Um ingresso Expresso Tchê

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

MTG estará presente no lançamento do rodeio Internacional


O CTG Alexandre Pato a través de sua patronagem realizou convite a Vários convidados especiais para a participação do lançamento do Rodeio Internacional e Festa Nacional do Churrasco que acontece no dia 16 de setembro, na sede da entidade, quando será realizada a 1ª Mostra de Lagoa.

Patrão Volmir Carvalho destaca que entre os convidados estarão presentes prefeitos das regiões nordeste do Estado e Campos da Cima da Serra. Da mesma forma, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Oscar Gress, estará sendo convidado para o lançamento.

Vários shows deverão ser realizados por ocasião do Rodeio Internacional, segundo o patrão Volmir Carvalho. Entre eles, o de Pedro Ortaça, dia 27 de janeiro.

Fotos: Marcos Nepomuceno

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Conselho Municipal de Educação sofrera reestruturação

Foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha a proposta de reestruturação do Conselho Municipal de Educação. Pela proposta os membros serão representantes do poder executivo, poder legislativo, escolas municipais, escolas estaduais, ensino privado, educação infantil, educação especial, educação de jovens e adultos e ensino superior. Ao todo, o conselho deverá ser formado por 13 pessoas. A intenção do projeto é obter uma maior participação dos órgãos envolvidos nas atividades do conselho.

Caravana de Nova Prata visita agencia de desenvolvimento


No dia 18/08 esteve em Lagoa Vermelha uma Caravana composta por empresários do município de Nova Prata. A Comitiva esteve realizando uma visita a agência de Desenvolvimento de Lagoa Vermelha.

Na Oportunidade foram recebidos pelo Prefeito Getulio Cerioli, Secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Aldoir Nepomuceno e dos Presidentes da CICAS, Paulo Carvalho, SICOM, Rogério Muller e Diretor Regional da FEDERASUL, Miguel Ramos.

A Comitiva de Nova Prata estava composta pelo Presidente do Legislativo, Flávio Antônio Sartori, Secretário da Fazenda, Luiz Carlos Zanella, Presidente da Câmara da Indústria e Comércio – CIC, Edson Vinícius Morello e Gerente de Projetos da CIC, Eduardo Cherubini.

Foto: Assessoria de Imprensa municipal

Lançada a programação da semana farroupilha de Lagoa Vermelha


No dia 16/08 foi lançada a, ocorreu o Lançamento da programação da Semana Farroupilha, 1ª Mostra de Lagoa Vermelha e 9ª Feira do Cavalo Crioulo, que acontecem de 11 a 20 de setembro, numa realização do Poder Executivo e CTG Alexandre Pato, com o apoio de entidades empresariais e tradicionalistas.

A Solenidade de lançamento o correu nas dependências da Agência de Desenvolvimento, onde contou com a presença do Prefeito Getulio Cerioi, Coordenador da Mostra, Aldoir Nepomuceno, Chefe de Gabinete, Maurício Casarin, Secretários, representante do Legislativo, Isaías Baldissera, representantes de entidades, imprensa local e convidados.

Foto: Assessoria de Imprensa municipal

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lagoa ultrapassa a meta de vacinação contra a pólio


A Secretaria da Saúde realizou no sábado 14/08, mobilizou a segunda etapa da vacinação contra poliomielite no município de Lagoa Vermelha.

Foram vários pontos instalados pela cidade, onde as crianças com menos de 5 anos, puderam receber as duas gotinhas da vacina. Nesta ação, obteve-se um total de 1.891 crianças imunizadas, alcançando os índices de 97,62% e superando a meta estipulada pelo governo estadual de 95%. Apesar do tempo bastante frio, os pais levaram seus filhos, cumprindo com mais esta etapa do recebimento da dose e mantendo-os protegidos da doença que afeta principalmente o sistema nervoso.
Foto: Assessoria de Imprensa municipal

Câmara realizou prova do Concurso para Oficial Legislativo


Foi realizado no dia 15/08, no Campus da UPF de Lagoa Vermelha, a prova do concurso par o cargo de Oficial Legislativo da Câmara Municipal de Vereadores de Lagoa Vermelha.

Estava inscritos 91 candidatos destes 22 não compareceram para prestação da prova. O resultado e o gabarito estarão disponíveis no site da empresa que está realizando o concurso no site http://www.objetivas.com.br/. O resultado da prova escrita, após a análise dos recursos eventualmente interpostos, assim como a convocação para 2ª etapa serão divulgados até o dia 03/09/2010.

Audiência Pública debateu a LDO para 2011


A Câmara Municipal de Lagoa Vermelha realizo no dia 17/08 uma Audiência Pública no Plenário Nady Maria Castellano, para debater e analisar o projeto de Lei nº 70/10 que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2011.

Diversas entidades e representantes da comunidade estiveram presentes na audiência onde foram realizadas algumas alterações em diversas rubricas. O Projeto a gora segue sua tramitação normal na Câmara

Fogo Simbólico chegou nesta quinta feira à Lagoa Vermelha


Em solenidade realizada no domingo, 15 de agosto em Novo Hamburgo na Praça do Imigrante foi feito o acendimento do fogo simbólico da Pátria de 2010.

A chama que deu origem ao fogo simbólico veio da centelha da Luz de Belém, que fica no Santuário das Mães desde 1999. Integrantes do grupo de Corredores de Rua do Vale do Sinos (Corvale), tradicionalistas, Brigada Militar, Bombeiros e Guarda Municipal, levaram o fogo à Praça do Imigrante, onde o prefeito Tarcísio acendeu a pira do Fogo Simbólico.

Depois de acesa, a chama foi levada por corredores até Porto Alegre, onde foi dividida em centelhas que percorrerão todo Estado.

No Município de Lagoa Vermelha a centelha da chama chegou nesta Quinta feira 19/08 ás 9 horas tendo por local o Saguão da Prefeitura Municipal onde foi recepcionada pelas autoridades municipais e estudantes..

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Escola Antônio Carlos de Andrade Nácul ganha laboratório de informática


O Governo Federal a traves do MEC-Ministério da Educação e Cultura destinou para a Escola municipal Antônio Carlos de Andrade Nácul, um novo laboratório de informática. Salienta o Secretário José Leonir Teles Rodrigues que com mais esta escola, somam cinco os educandários do município que possuem laboratórios com computadores completos:

Escola João Protásio da Luz, Marcílio José Machado, Léa Beatriz de Quadros Dolzan, Clóvis Pestana e agora a escola Antônio Carlos de Andrade Nácul. Estes dotados com acesso a internet, teclado, mouse, fone de ouvido, microfone e monitor LCD, além de uma impressora a laser.

A iniciativa do Governo municipal é de beneficiar aos alunos da rede de ensino, que têm a sua disposição atualmente cerca de 120 computadores que servem de ferramenta para pesquisa e fonte de informação para estudos.

Foto: Assessoria de Imprensa municipal