sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dia do Desafio 2010 será em 26 de maio


O Dia do Desafio 2010, esta previsto para o dia 26 de maio, e já apresenta recorde de participação: 442 municípios gaúchos confirmaram presença, 37 a mais que na edição do ano passado. As adesões equivalem a 89% do total de 496 municípios que compõem o Estado.


Em Lagoa Vermelha, a equipe organizadora já manteve o primeiro contato com as direções das escolas e entidades visando a participação. Este ano o lema é: “Intercambio Cultural”.O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física ou ação social.


No Dia do Desafio 2010, as comunidades devem estar mobilizadas a partir da meia-noite. A participação poderá ser individual ou coletiva, sendo imprescindível o registro da atividade no Sesc/RS ou na Secretaria Municipal de Educação. O município que mobilizar o maior percentual de pessoas em relação ao número de habitantes será o vencedor.


Na segunda-feira,03/05 ocorre o sorteio que definirá quais as cidades que competirão entre si. No dia 19, às 9h30min, haverá o lançamento oficial da edição 2010 em Porto Alegre.

Comitiva Lagoense visita Tânia Rosing


No dia 29/04 uma delegação lagoense liderada pelo Prefeito Getulio Cerioli, estiveram na UPF em Passo Fundo para oficializar o convite a Professora Doutora , Tânia Rösing, Patrona da Feira do Livro que acontece de 26 a 29 de maio. Junto com o prefeito Getulio estiveram o Secretário de Educação, José Leonir Telles Rodrigues, a Coordenadora Geral da Feira do Livro, Gisele Reche.


Na oportunidade, a comitiva lagoense, foi recepcionada pelos membros do Departamento da Jornada de Literatura, e durante o encontro foram entregues flores a Patrona pelo prefeito Cerioli, como demonstração de agradecimento e satisfação em ter a escritora como homenageada na Feira do Livro que o município está promovendo.
Fonte: Assessoria de Imprensa do municipio

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ginásio Adolfo Stella recebe melhorias para o estadual de futsal


O departamento de Esportes da Secretaria municipal de educação vem realizando um inteso trabalho de melhorias no Ginásio Adolfo Stella, entre elas, pintura externa e interna, limpeza, reparos da quadra, reconstrução de pisos, azulejos, banheiros, bancos, entre outros.


O secretário de Educação, Cultura e Desporto, José Leonir Telles Rodrigues, acompanhado do Coordenador do Departamento de Esportes, Roberto Teixeira e da Coordenadora da Educação Física, Ticiana Dal Paz, estiveram no local verificando os trabalhos que deverão estar cocluidos para a participação da equipe do Lagoense no Campeonato Estadual de Futsal, Série Prata.


Fonte:Assessoria de Imprensa do municipio

Termina nesta sexta o prazo para declarar o IRPF 2010

Termina nesta sexta feira, às 23h o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2010, data-base 2009. A expectativa da Receita é que 24 milhões de contribuintes prestem contas este ano.

No Rio Grande do Sul, a estimativa é de que 1,9 milhão de contribuintes entreguem o documento. Até hoje, a Receita Federal informou que já haviam sido entregues 1.420.393 declarações no RS e 17.978.540 em todo o país. A Receita alerta os contribuintes que não é necessário o preenchimento do campo "n do recibo" para fazer a declaração de IR. Esse número somente será exigido caso a declaração que estiver sendo concluída for retificadora.

O superintendente-adjunto da Receita Federal no RS, Ademir Gomes de Oliveira, reforça que o contribuinte deve enviar o documento pela Internet o mais cedo possível, para evitar os riscos de o sistema estar congestionado. A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e a máxima é de 20% do imposto devido.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Eleita nova diretoria do COMUDES de Lagoa Vermelha


Em reunião realizada no dia 27/04 no plenarinho da Câmara de Vereadores pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento-COMUDES,que contou com a participação de entidades de Lagoa Vermelha.

Na oportunidade foi feita a prestação de conta do exercício de 2009 e eleita por a clamação a nova diretoria da entidade para 2010/2011. Eis como ficou a nova diretoria do COMUDES: Presidente Ivan Dias de Mello, reeleito, Vice-Presidente Executivo, Aires Pessatto, Vice-Presidente Administrativo, Abelardo Teixeira, Secretário, Eloe Bernard, Tesoureiro, Rodrigo Batistella, Conselho Fiscal, Valdir Scalabrin, João Batista dos Santos e Loreci Gazolla.

Ficou definido que nos próximos dias a nova diretoria deverá manter contato com as entidades para a formação das propostas prioritárias que serão votadas em função da Consulta Popular de 2010, para que o município seja beneficiado nos mais variados seguimentos, obtendo assim o êxito do processo desta consulta.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Milano Design Week 2010 em Lagoa Vermelha



A designer Marta Manente esteve recentemente Milão, o maior centro comercial da Itália,onde realizou mais uma especialização sobre as tendências que ditarão o mercado mundial de móveis. O resultado de sua incursão na ‘cidade do design’ será tema principal do “Milano Design Week 2010 – Tendências em design para o setor moveleiro”. O evento, que acontece no mês de maio, constitui-se em um circuito de palestras que inicia por Bento Gonçalves (4/05) e segue por Lagoa Vermelha (7/05), Arapongas, no Paraná (20/05) e Flores da Cunha (25/05). A expectativa é de que cerca de 400 empresários do setor participem do projeto.


Como faz todos os anos, Marta Manente aproveita as feiras de Milão para se atualizar e aplicar em seus projetos as tendências que mais se adaptam às necessidades e exigências dos brasileiros. Para o desenvolvimento de produtos e ambientes personalizados ela também prioriza a utilização de matéria prima nacional. “O Brasil possui fornecedores do setor moveleiro com qualidade internacional. O que se faz aqui não deixa a desejar”, garante a designer.


Com 12 anos de atuação junto ao setor moveleiro, Marta Manente Tecchio atende grandes empresas dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. O Stúdio Marta Manente conta com profissionais especializados na área de Design de Móveis, Arquitetura e Comunicação. Com sede em Bento Gonçalves (RS), o Stúdio Marta Manente tem como uma de suas premissas a busca constante pela satisfação do cliente. Sendo assim, trabalha para que a idealização de um produto, além de ter aspecto diferenciado, tenha também um design viável comercial e industrialmente.


A Palestra do dia 7 de maio em Lagoa Vermelha terá como local o Clube Comercial.

Caseiros realiza o segundo seminário de gado leiteiro

Esta programado para o município de Caseiros a realização no dia 4 de maio das 9hs ás 16 hs, segundo seminário de gado leiteiro. A promoção é da Prefeitura Municipal e Emater.

A Programação Inicia com a Palestra sobre prevenção da tristeza parasitária bovina com o Professor da Universidade Federal de Pelotas Dr. Sérgio Silva. Palestra com o Professor da UPF dR. Renato Serena Fontanelli que abordará Alimentação e pastagem para o gado leiteiro.

Na parte da Tarde, mais duas palestras uma com Marinez Trevisan que abordará a comercialização do leite da pequena propriedade e Giovani Noro que falará sobre a criação de terneiras. Os Interessados devem manter contato com a Prefeitura pelo fone: 54.3353 11 58 - ramal 215

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Comissão Eleitoral divulga relação de mesários para eleição da Reitoria UPF

Em cumprimento ao calendário eleitoral, a Comissão Eleitoral, responsável pela Eleição da Reitoria 2010, divulga a lista de composição da mesa de votação para o pleito que acontece em 25 de maio próximo. A mesa que estará funcionando no Campus da UPF Lagoa. A eleição para a nova Reitoria terá início às 9h do dia 25 de maio e encerrará às 21h30min.

A listagem de mesários, convocados para trabalhar durante a eleição. Cada mesa eleitoral será composta por três mesários titulares e três suplentes, que receberão, nos próximos dias, o comunicado oficial de sua convocação.

UPF Lagoa:

MESA 29 LAGOA 1- Presidente: LEONARDO HALLWASS,
MESA 29 LAGOA 2- Secretário:(a)ILIANE DELCIA BORTOLON GARCEZ
MESA 29 LAGOA 3- Mesário:(a) ILSE ANA BOEIRA

MESA 29 LAGOA Suplente:DORIVAL MORBACH DE AGUIRRA
MESA 29 LAGOA Suplente: EVANDRO LUIZ FORTUNA
MESA 29 LAGOA Suplente : IUCARA DE F DO NASCIMENTO

Governo divulga o Calendário de pagamento do funcionalismo

O secretário da Fazenda, Ricardo Englert, divulgou, na segunda-feira (26/04), o calendário de pagamento do funcionalismo para o mês de abril. Nos dias 28, 29 e 30, serão depositados R$ 436,4 milhões para pagar os vencimentos de 274.538 matrículas do Poder Executivo.

Calendário de pagamento do funcionalismo para abril:

Dia 28 (quarta-feira) – Magistério, Quadro Geral, Quadro Servidores de Escola e Inativos Ferroviários

Dia 29 (quinta-feira) – Categorias de Nível Médio da Segurança e da Saúde

Dia 30 (sexta-feira) – Demais servidores

Rede de água para Sede Argenta

Lideranças da comunidade de Sede Argenta, estiveram em audiência com o Prefeito Getulio Cerioli, no dia 23/04. Ari e Clayton Monteiro solicitaram ao executivo à implantação de rede de distribuição de água para aquela localidade.

A rede deverá beneficiar cerca de 33 famílias, que passarão ater os serviços de abastecimento de água com maior qualidade. Ficou decidido na reunião que nos próximos dias será realizada uma reunião com todos os moradores, para tratar efetivamente da construção da rede.

O Projeto será uma parceria, sendo que o Governo municipal, contribuirá com encanamento, bomba e caixa d’água, além de retroescavadeira para abertura das valas. Em contra partida a comunidade participará com a conexão dos canos e o fechamento das valas.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Muitos Capões realiza a sétima festa do pinhão


O município de Muitos Capões estará realizando de 30 de abril á 2 de maio, a sétima festa do pinhão e 5º rodeio crioulo Intermunicipal. O evento terá palestras, concurso de gastronomia, atividades esportivas, atividades artísticas e programação campeira. A Promoção é do CTG Planalto Capoense e Prefeitura Municipal.

Prefeito de Lagoa pede viatura para policia rural


O Prefeito Getulio Cerioli, de Lagoa Vermelha juntamente com Prefeitos da região, encaminhou pedido ao Secretário Estadual de Segurança Pública, Edson de Oliveira Goulart, para destinação de uma viatura para realizar a Patrulha Rural na região. A solicitação abrange além de Lagoa Vermelha, os municípios de Ibiraiaras, Caseiros e Capão Bonito do Sul.


Salientou o prefeito de Lagoa Vermelha, que a solicitação deste veículo visa a necessidade de intensificar o patrulhamento rural, com a finalidade de reprimir a ação de delinqüentes no município e região, sendo que no momento não há viaturas para atendimento, salientou ainda o fato de ser muito frequente a ação de abigeatários, roubo de defensivos agrícolas e assaltos no interior, o que tem preocupado a população e Poderes Constituídos.


O Prefeito Cerioli aguarda respaldo por parte da Secretaria de Segurança pública, a fim de coibir ações desta natureza.


Fonte: Assessoria de Imprensa municipal

Escola Aberta para a Cidadania retoma atividades

Com o objetivo de promover ações extracurriculares durante os finais de semana, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (SEC), deu início no dia 17, às atividades do Programa Escola Aberta para a Cidadania 2010. Em Lagoa Vermelha as atividades são realizada na Escola Estadual Presidente Kennedy.

Segundo o diretor Valdemar Biolchi, o programa contempla ações de prevenção à violência por meio de diversas oficinas promovidas com atividades desportivas, artísticas e socioculturais com jovens e seus familiares.

O objetivo principal é estabelecer espaço de educação e lazer, visando melhorar a qualidade de vida, a partir de uma cultura de paz. Na reabertura do programa no dia 17/04 participaram mais de 200 pessoas entre o sábado e domingo. O Programa é desenvolvido tão somente nos fins de semana no horário das 9 ás 11 e das 14 ás 17 hs.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Câmara prova verba para as paralelas da 285

O Poder Legislativo de Lagoa Vermelha aprovou na sessão ordinária do dia 20/04, um projeto do executivo municipal que abre crédito especial no valor de R$ 130 mil.

Os recursos são destinados para a criação do projeto das ruas paralelas à BR 285. A obra deverá ser realizada em parceria com o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes, Dnit.

A obra deverá custar cerca de R$ 20 milhões, e poderá ser contratada ainda este ano. A aplicação dos recursos servirá para que o poder executivo cubra as despesas de planejamento da obra na realização do projeto que será executado posteriormente.

Começa escolha de novos peões e guris

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) escolherá, entre hoje e sábado, os novos Peões e Guris Farroupilhas. O concurso para eleger os representantes da cultura, das habilidades e dos valores do peão gaúcho ocorrerá em Tramandaí, durante o Entrevero Cultural de Peões e Guris Farroupilhas do Rio Grande do Sul. Em sua 22 edição, o evento acontecerá no Centro de Eventos, com 32 participantes, sendo 15 na categoria Peão (17 anos ou mais) e 17 na modalidade Guri (12 a 17 anos incompletos).

Os concorrentes serão submetidos a provas artísticas, que valem 20 pontos, e prova oral, 10 pontos. As provas campeiras são as mais importantes, com 30 pontos. Nestas, os participantes, por sorteio, devem realizar várias modalidades: assar, charquear, cevar o mate, trançar, tosquiar, laçar e prova de rédeas, entre outras. O último quesito é a participação em eventos de vivência tradicionalista, que vale 10 pontos. A Professora Marilia Dorneles da direção do MTG é uma das julgadoras do evento.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Vacinação de Idosos contra a Gripe Sazonal começa no sábado

A 12ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza Sazonal começa neste sábado (24/4) e segue até o dia 7 de maio.

Ela visa a diminuir a mortalidade e a incidência de complicações respiratórias durante o inverno em pessoas com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas. Neste ano, as pessoas desta faixa etária também serão vacinadas contra a Gripa A (H1N1).

Ao contrário de outros Estados, o Rio Grande do Sul não vai alterar o cronograma de vacinação dos idosos. No Rio Grande do Sul, a iniciativa do governo do Estado será coordenada pela Secretaria Estadual da Saúde, que tem como meta imunizar 80% da população nesta faixa etária - o contingente é de 1.416.830 pessoas .

Para isso, a Saúde contará com apoio dos municípios. Serão 1.919 postos de vacinação, 1.339 veículos e 11.864 pessoas mobilizadas na campanha.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

IPVA 2010 tem vencimentos nesta terça-feira

Nesta terça-feira (20/04) termina o prazo para o pagamento do IPVA 2010 dos automóveis com placas com final 03, 13, 23, 33 e 43. Na sexta-feira (23), encerra-se o pagamento por placas no mês de abril para as placas com finais 53, 63, 73, 83, 93. O calendário reinicia no dia 4 de maio para as placas com finais 04, 14, 24, 34 e 44.

O diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, alerta os proprietários de veículos para a importância do pagamento do imposto no prazo previsto pelo calendário por final de placa, "se o contribuinte não pagar o IPVA na data devida, além de ter o acréscimo de juros e multa, perde o direito aos descontos previstos na Lei do Bom Motorista, no caso de ter direito a eles, e corre o risco de ter seu veículo retido."

Tânia Rosing será a patrona da feira do livro 2010


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, que esta organizando mais uma edição da feira do livro de Lagoa Vermelha já escolheu o nome da Patrona da feira de 2010.


O nome escolhido foi da Doutora Tânia Rösing, escritora e professora da Universidade de Passo Fundo, criadora das Jornadas Literárias do município, Coordenadora do Centro de referência de Literatura e Multimeios da UPF, exerce a docência no curso de Letras e é ganhadora de inúmeros prêmios literários.


A Feira do Livro de 2010 vai acontecer de 26 a 29 de maio na Praça Frei Mateus Dolzan, e contará com uma vasta programação como palestras, oficinas, atividades paralelas como interferências pedagógicas, teatro, oficinas de música para crianças, dança de salão, brincadeiras, restauração de livros, exposição de artes, exposição de livros de escritores lagoenses, violino na feira, artesanato, entre outros.

Associação Mônica Bonotto doa livros para a Biblioteca Baltira Bitencourt


Foi realizada na segunda-feira, (19,04) na Biblioteca Municipal Baltira Bitencourt uma solenidade de doações de livros da Associação Cultural Mônica Bonotto, através dos representantes Silvana R. Sato, Gustavo José Bonotto e Márcio Gomes Rodrigues.


Na oportunidade os livros foram recebidos pela Coordenadora da Biblioteca Gládis Seminotti e o estagiário Erivelton Cassol. O ato ainda contou com a presença das professoras Nanci Dondé e Carla Crestani.


As obras foram obtidas pela Associação junto à reitoria da Universidade de Ijuí e outros são oriundos de arrecadações feitas por Ronaldo Santini na Biblioteca do Senado, totalizando 140 exemplares. O acervo conta com obras sobre Legislação, Estatutos, Constituição e didáticos da Editora Ijuí e está disponível para uso da comunidade.


Credito da foto: Assessoria de imprensa municipal

Justiça libera a compra de notebooks

O projeto estadual "Professor Digital" foi liberado pela Justiça, por quatro votos contra três. O 11 Grupo Cível entendeu que a Associação Software Livre é parte ilegítima para impetrar mandado de segurança com o objetivo de suspender a licitação de notebooks do projeto da Secretaria Estadual de Educação (SEC).

Para a desembargadora Maria Isabel de Azevedo Souza, que teve o voto majoritário, a Associação não está defendendo direitos de seus associados, que não comercializam quaisquer tipos de softwares - livres ou proprietários. E, conforme a Procuradoria-Geral do Estado, associações somente podem impetrar mandado de segurança coletivo quando o objetivo é proteger direito coletivo de seus associados.

O "Professor Digital" objetiva facilitar a integrantes do Magistério público estadual a aquisição de notebooks, com financiamento subsidiado pelo Estado e a preços reduzidos, devido ao número de aderentes. A Associação Software Livre alega que o edital de licitação não resguarda a possibilidade de utilização de software livre no projeto.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Formatura de novos soldados da BM em Vacaria será dia 24


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança e da Brigada Militar, inicia hoje ( 16/04) as solenidades de formaturas dos. 3.552 novos policiais militares que realizaram o Curso Básico de Formação Policial Militar em todo Estado.


De forma descentralizada, as formaturas ocorrerão em 36 solenidades, que se iniciam nesta sexta-feira (16) e seguem até o próximo sábado (24).


O ingresso dos 3.552 novos soldados constitui meta definida pela governadora Yeda Crusius e atingida no projeto de Recomposição dos Efetivos da Segurança, do Programa Estruturante Cidadão Seguro.


Desde do dia 13/04, os novos soldados, em sua integralidade, já estão integrados ao restante do efetivo da BM e participam da Operação Centauro Alunos, focada no combate a criminalidade em suas mais diferentes formas.


No 10º BPM com sede em Vacaria os novos soldados já participaram de ação de desocupação de uma fazenda invadida no município de Sananduva. A Solenidade em Vacaria esta marcada para o dia 24 ás 17 hs. Entre os novos soldados está o Lagoense Heberson Carvalho, que fazia parte do quadro de funcionários da Lagoa FM.

Eleito novo presidente da Famurs

O prefeito de Marau, Vilmar Zanchin (PMDB), foi eleito no dia 15/04 como novo presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para o biênio 2010/2011. O peemedebista venceu as eleições internas do partido com 93 votos. Por acordo entre os quatro partidos - PP, PMDB, PDT e PT - com maior número de prefeituras, a Famurs promove um rodízio na presidência da entidade. A votação simbólica que elegerá oficialmente o novo presidente está prevista para o dia 24 de maio, na sede da entidade, e a posse, marcada para 29 de junho. Aos 38 anos, Zanchin cumpre seu segundo mandato como prefeito do município de Marau.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Prorrogação no desconto do IPI para construção

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira (15/04) que o desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos materiais de construção será mantido até o final deste ano.

O benefício terminaria em junho, mas, segundo Mantega, será prorrogado até 31 de dezembro."É o unico setor que está recebendo este incentivo", disse o ministro. Os descontos no IPI para outros setores, como os de automóveis e móveis, já terminaram ou estão sendo retirados.

Mantega justificou a continuidade do desconto dizendo que "a compra de material é espaçada no tempo". "É um setor que contribui muito para os investimentos: 40%, 50% dos investimentos vem desse setor", disse o ministro sobre a construção civil.

Restituições do Imposto de Renda começam em 15 de junho

A Secretaria da Receita Federal fixou as datas para liberação dos sete lotes de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física no exercício de 2010, ano-base 2009. O primeiro lote será liberado em 15 de junho, e o sétimo e último em 15 de dezembro desse ano.

O segundo lote sairá no dia 15 de julho, o terceiro está programado para 16 de agosto e o quarto ficou para 15 de setembro. O quinto lote será disponibilizado em 15 de outubro e o sexto está marcado para o dia 16 de novembro.

De acordo com instrução normativa da Receita, a ordem de liberação das restituições obedecerá a forma como foi feita a apresentação da declaração. Quem entregou via internet terá prioridade, seguido dos que declararam em disquete, ficando por último os que apresentaram a declaração por formulário.

Os idosos continuarão recebendo prioritariamente as restituições (conforme o Estatuto do Idoso), obedecendo também à ordem de como fizeram a entrega da declaração, se pela internet, em disquete ou por formulário.

Oficializada a permanência da vara do Trabalho em Lagoa


O poder executivo de Lagoa Vermelha recebeu na tarde de hoje ( 15/04) documento contendo informações sobre a permanência da Vara do Trabalho no município. O Prefeito Getulio forneceu copia para a Imprensa do oficio:

Medianeira terá pavimentação de ruas


Esteve em Lagoa Vermelha Engenheiro Ricardo Soniman, da Secretaria Estadual da Habitação. O engenheiro veio a pedido da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação, para vistoriar e dar parecer sobre a obra de pavimentação das ruas do bairro Medianeira.


Após ter sido enviada e aprovada a documentação do projeto, o acompanhamento por parte do Engenheiro visa a verificação da área em questão, que será pavimentada com rede pluvial, através do Programa Emancipar que vem sendo realizado no bairro.


O Secretário da Ação Social e Habitação Cacio Andrade, esteve juntamente com o Engenheiro do município, Jorge Machado e a Assistente Social, Carla Renata de Oliveira junto ao bairro vistoriando as ruas.


Fonte: Assessoria de Imprensa Municipal.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Consulta popular 2010/2011 e debatida em Lagoa

O correu no dia 13/04 em Lagoa Vermelha, nas dependências da Universidade de Passo Fundo, um encontro regional para preparação da Consulta Popular 2010/2011.

Estiveram presentes, o Secretário Estadual de Relações Institucionais, Hugo Prevedello, o Prefeito Municipal Getulio Cerioli, Secretário Municipal da Administração, Osmar Piardi, secretário Comudes(Conselho Municipal de Desenvolvimento) de Lagoa Vermelha, Eloe Bernarde, Presidente do Conselho regional de Desenvolvimento da Região Nordeste, Ernane Pfüller, Prefeitos e representantes de Comudes da região.

Conforme o coordenador da Consulta Popular, dentro da Secretaria de Relações Institucionais, André Petry, a votação do Corede Nordeste em 2009 foi expressiva, atingindo 25.888 votantes.

Segundo o coordenador, para a Região, a consulta popular 2010/2011 destinará R$2.733.932,24.
O Secretário Estadual Hugo Prevedello, informou que essa edição terá R$150 milhões e mais R$ 30 milhões para rateio entre os Coredes. Salientou ainda que é necessário fazer um chamamento para que a população acredite nesse processo de participação popular, que é um importante instrumento de cidadania no Estado.

O próximo passo é a realização da discussão no âmbito municipal por meios dos Comudes. Depois deverá ser realizada assembleia regional ampliada, para fazer a identificação dos pleitos estruturantes que comporão a lista de votação, que ocorrerá no dia 23 de junho.

Troca-Troca inclui sementes de milho transgênicos

Os agricultores gaúchos poderão adquirir sementes de milho transgênico pelo programa Troca-Troca para cultivar a próxima safra.

A determinação foi dada no dia 13/04 em reunião do Conselho de Administração do Feaper, que reuniu lideranças do setor na Secretaria da Agricultura.

O secretário interino da Agricultura, Gilmar Tietböhl, destaca que a medida foi solicitada em 2009, mas o conselho havia decidido não incluir porque considerou a semente muito cara.

"Incentivamos o produtor a usar cultivares certificadas e de qualidade, por isso, devemos dar possibilidade de escolha."

No entanto, o subsídio oferecido terá o mesmo valor firmado para a semente convencional. Atualmente, a saca de semente do tipo híbrido está em torno de R$ 80,00 e o subsídio proporcionado pelo Estado é de R$ 17,50.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Senadores mantêm regra para renovação de diretores de cooperativas


A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) rejeitou, na terça-feira 13/04, emenda de Plenário que propunha eliminar limites à reeleição de diretorias de sociedades cooperativas.


A emenda foi apresentada pelo senador Romero Jucá e visava alterar substitutivo do falecido senador Jonas Pinheiro, que foi relator do projeto (PLC 6/03) que define novas regras para gestão de cooperativas. Pela emenda, ficariam suprimidas exigências como a limitação de mandato de quatro anos para a diretoria das cooperativas e a obrigatoriedade de renovação, a cada eleição, de um terço dos membros - medidas previstas no substitutivo de Jonas Pinheiro.


A emenda de Jucá também visava suprimir a possibilidade de o estatuto da cooperativa criar outros órgãos necessários à sua administração. O senador ainda propunha a possibilidade de uma reeleição para os membros do conselho de administração. O parecer pela rejeição da emenda foi dado pelo senador Gilberto Goellner.


O substitutivo que está sendo analisado em Plenário, aprovado pela CRA em agosto de 2008, estabelece que o conselho de administração das cooperativas, compostos exclusivamente por assembleia-geral, terá mandato nunca superior a quatro anos, sendo obrigatória a renovação de um terço de seus membros.


Goellner informou que o tema foi discutido amplamente na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que também defendeu a constituição do conselho composto apenas por associados das cooperativas.


A proposta modifica a Lei 5.764/71, que define a política nacional de cooperativismo e institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, deliberando também que a administração da cooperativa será fiscalizada por um conselho fiscal, constituído de no mínimo três e no máximo sete membros efetivos, com igual número de suplentes. Todos esses integrantes do conselho também deverão ser associados eleitos por assembleia-geral, com mandato nunca superior a dois anos, sendo obrigatória a renovação de dois terços de seus componentes.


( Agência Senado)

Município propõe parceria com DNIT para construção de paralelas na BR 285


O Prefeito municipal Getulio Cerioli, em entrevista ao Programa BOM DIA CIDADE da Lagoa FM,fez um relato da sua viagem no dia 9/04 quando esteve em Porto Alegre, onde manteve audiência com o Diretor do DNIT Hideraldo Caron e com o Superintendente Regional Vladimir Casa.


Na oportunidade, tratou de assuntos relacionados à contratação de projeto para construção de paralelas na BR 285.


Salientou o Prefeito Cerioli que as paralelas abrangerão a extensão que vai da Avenida Protásio Alves até a Área Industrial I - Parque de Rodeios.


Segundo o prefeito, o município para acelerar a construção, contratará projeto para que o DNIT possa contratar a obra ainda no corrente ano. O executivo deverá enviar à Câmara de Vereadores, projeto para autorização para contratação de empresa para efetuar o projeto da obra.


As despesas com o projeto giram em torno de R$ 130 mil, para uma obra que alcançará investimento de cerca de R$ 20 milhões por parte do Governo Federal.


Foto:Assessoria de Imprensa municipal

OAB/RS e subseção busca Vara Federal para Lagoa Vermelha




Designado pelo presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o coordenador das subseções da entidade, conselheiro seccional Luiz Eduardo Pellizzer, e o presidente da subseção de Lagoa Vermelha, Giovani Quadros Andrighi, lideraram a comitiva do município em busca de uma Vara Federal, em reunião no dia 08/04, com o presidente do TRF4, desembargador Vilson Darós.



Estavam presentes ainda, o conselheiro seccional Victor Hugo Muraro Filho; o chefe de gabinete da presidente da OAB/RS, Júlio Cezar Caspani; o vice-presidente da subseção, Marcelo Gai Veiga; o prefeito de Lagoa Vermelha, Getúlio Cerioli; o presidente de Câmara de Vereadores, Valdir Pomati; o vereador Clévis Rech; o assessor parlamentar do deputado estadual Gilmar Sossella, Artur Souto; o chefe de gabinete do prefeito de Lagoa Vermelha, Maurício Cesarin; o assessor da Câmara Municipal, João Alves Moreira; e os advogados Nylson de Abreu (ex-presidente do TRF4) e Marcelo Sgarbossa.



Em sua manifestação, Pellizzer destacou que a seccional apoia o pleito da comitiva. “A presença destes representantes locais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário é a demonstração clara de união de forças da região”, afirmou. A OAB/RS defende uma mudança nos critérios para a distribuição das novas Varas, adotando-se critérios técnicos para a escolha dos Estados contemplados.



Conforme o prefeito, o município oferece um prédio em parceria com o Ministerio Público para instalação da unidade, assim como possui um terreno para doação para construção da sede da Justiça Federal. “Houve um desenvolvimento econômico nos últimos anos que deve ser levado em consideração para a implantação de uma Vara Federal”, explicou.



Logo após, o presidente da OAB local entregou a Darós, em nome da comitiva, um dossiê sobre a demanda processual, um mapa da região e critérios técnicos. "Há uma área não atendida de mais de 20 municípios”, destacou.



Darós explicou que os locais de instalação das Varas serão designados por uma comissão técnica escolhida pelo CJF, que já começou a avaliar as necessidades. Nos próximos cinco anos, devem ser implantadas 230 Varas Federais no País, divididas entre as cinco regiões. Segundo ele, todos os pedidos serão analisados, mas ainda não há condições de definir os locais e datas de instalação.



A lei que cria 230 Varas é originária do Projeto de Lei Complementar 126/09, de iniciativa do STJ. A sanção da lei segue os objetivos do II Pacto Republicano, assinado pelos Três Poderes em abril deste ano, por um sistema de Justiça mais acessível, ágil e efetivo.
Fonte: Assessoria da OAB/RS

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lagoense volta a disputar o FUTSAL

Em reunião realizada na cidade de Teutonia pela Federação Gaúcha de Futsal,com a participação dos representantes das equipes que vão disputar o Estadual 2ª Divisão de FUTSAl, ficou definida algumas medidas que deverão ser cumpridas pelos clubes.

A competição está prevista para iniciar no dia 8 de maio com, 15 equipes. Os jogos serão realizados aos sábados com iniciarão às 20h e a primeira fase será regionalizada.

Será obrigatório a presença da Brigada Militar nos ginásio, com vistoria do Corpo de Bombeiros e aval do CREA.

A chave A é composta por oito equipes e a chave B por sete equipes. Se classificam as seis primeiras de cada chave para a segunda fase, a qual será dividida em três chaves de quatro, se classificando as duas primeiras colocadas mais dois melhores terceiros colocados das três chaves. A terceira fase será com oito equipes, divididas em duas chaves de quatro, se classificando as duas melhores de cada para as semifinais.

As finais da competição estão previstas para ocorreram dias 20 e 27 de novembro.

CHAVE A: Academia de Alvorada:Corintians de Alvorada:POA FC de Porto Alegre:UCPEL de Pelotas:ASTF de Teutônia:Ser Antônio Prado de Antônio Prado:BGF de Bento Gonçalves: AFUSCA de Cachoeirinha.

CHAVE B:AGSL de São Luiz Gonzaga:Unisc/Sicredi/Associação Sobradinho:Guarany de Espumoso:América de Tapera:AJUC de Júlio de Castilhos:ACAT de Cachoeira do Sul:Lagoense/Passo Certo Sports de Lagoa Vermelha.

Associação dos Deficientes Auditivos tem nova diretoria


Em reunião realizada no dia 10/04 nas dependências do Centro Social Urbano, pela Associação de Pais e amigos dos deficientes auditivos de Lagoa Vermelha-APADA, foi eleita a nova diretoria da entidade. Por aclamação dos presentes, a diretoria passa a ter como presidente eleita Eluiza Borges Neris, a vice-presidente Soleci Santos da Luz, tesoureira Ana Lúcia Marques e secretária a educadora especial Ana Paula Pozzobon.


O objetivo da associação é auxiliar e orientar os deficientes auditivos e seus familiares, através de projetos educacionais, assistenciais, promocionais e recreativos que buscam a integração social dos mesmos e que objetivam a formação e aperfeiçoamento de professores e pais ligados a Associação.
Fonte: Assessoria de Imprensa municipal

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Nomeado novo membro para a JARI


O Prefeito de Lagoa Vermelha, Getulio Cerioli em ato administrativo realizou a nomeação de mais um membro para integrar a junta administrativa de recursos de infrações de trânsito- JARI. Foi nomeado para fazer parte da JARI, o advogado Dante Dal Castelli representando a OAB. O ato de nomeação contou com a participação do Secretário Osmar Piardi e do Chefe de Gabinete, Maurício Casarin..


A Junta passa a ser composta igualmente por um representante da Administração municipal, Gerson Luiz Moraes que exerce a função de Presidente e um representante do Poder Legislativo municipal, Paulo Célio Souza.
Fonte: Assessoria de Imprensa municipal

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Nova agroindústria em Lagoa Vermelha


No dia 05/04 foi inaugurada uma nova agroindústria de queijos no município.A Inauguração contou com a participação do Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Altamir da Silva, responsável pelo Programa de Implantação de Agroindústrias, Veterinário Albano Berthier, Agrônomo da Emater Ismael Dall’Agnol e do proprietário Cerilio Borges de Oliveira Neto.


A nova agroindústria foi instalada no Distrito Industrial I e atualmente gera uma produção de 1.000 kg/mês, que abastece o mercado local. A matéria prima é produzida através da criação e manutenção de 40 vacas leiteiras que proporcionam uma excelente produção de leite, utilizado na industrialização dos queijos.


A comercialização do produto é feita através da empresa Produtiva Lacticínios e as variedades que vão de queijo colonial, queijo colonial temperado e temperado picante, tem uma boa aceitação e são produzidos com todos os critérios de higiene e qualidade necessários.
Fote: Assessoria de Imprensa do municipio

COMEM elege nova diretoria

Foi eleita no dia 05/04 a nova diretoria do Conselho Municipal de Entorpecentes, COMEM de Lagoa Vermelha. Foi eleito Presidente o delegado Celso Rigatti.

Assembléia do COMEM contou com a participação do Prefeito Getulio Cerioli, o qual, na oportunidade recebeu o regimento interno da entidade. Na vice-presidência foi eleita Leda Donato, da PACTO-LV e secretária executiva Sirlei Savick, representante da Secretaria municipal da Saúde.

As comissões que foram eleitas são: Comissão de Divulgação. A psicóloga Aline Sengik, da Secretaria da Educação, Comissão de Informação, Julce Lorenson, do Conselho Municipal da Assistência Social. Ricardo Waltrick da Polícia Civil coordenará a Comissão de Legislação.

Aprovado projeto que garante escolha de oficina mecânica aos segurados

O consumidor brasileiro pode comemorar a conquista do direito de escolher a oficina mecânica para o reparo do seu veículo segurado. A Comissão de Finanças e Tributação (CFT), da Câmara dos Deputados, aprovou no dia 07,04, o projeto do deputado federal Pepe Vargas (PT/RS) que prevê que, aos motoristas que se envolverem em acidentes de trânsito, os proprietários dos veículos possam dirigir-se às oficinas de sua confiança.

A matéria, que segue agora para a apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posterior, aprovação do Senado. O texto indica que sejam respeitados os valores de mercado, eliminando o impedimento imposto pelas empresas seguradoras que só aceitam as suas oficinas credenciadas. A proposta foi originalmente apresentada em 2002 pela então deputada federal Ana Corso (PT/RS). “É a garantia de um processo de democratização ao acesso à prestação desse serviço”, comemorou o deputado.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sancionada lei que reajusta vencimento básico do magistério

Foi sancionada a lei que reajusta o vencimento básico do magistério e funcionários de escolas pela governadora Yeda Crusius. Assinatura ocorreu no dia 06/04.

A nova lei prevê reajuste de 6% ao vencimento básico do magistério público e do Quadro de Servidores de Escola. Serão 4%, a partir de 1º de setembro, e 2%, a partir de 1º de dezembro. O vencimento básico correspondente à Classe A, Nível 1, do Plano de Carreira do Magistério Público do Estado, instituído pela Lei 6.672, de 22 de abril de 1974, e o Quadro Único do Magistério Público do Estado, em extinção, ficam reajustados, cumulativamente, pelos índices e prazos especificados.

O vencimento básico dos cargos de provimento efetivo do Quadro dos Servidores de Escola de que trata a Lei 11.407, de 6 de janeiro de 2000, ficam reajustados nas mesmas datas e índices previstos no artigo 1º desta Lei. As disposições da lei aplicam-se, no que couber, aos extranumerários, inativos e pensionistas.

Feira do Livro 2010 será de 26 a 29 de maio


As Comissões que estão tratando da realização de mais uma edição da feira do livro de Lagoa Vermelha, estão em pleno andamento com reuniões preparatórias para a feira, que será realizada nos dias 26 a 29 de maio de 2010.

A feira do livro terá por local o largo da Praça Frei Mateus Dolzan ao lado do Ginásio municipal, Adolfo Stella.

A feira contará com palestras, apresentações teatrais, oficinas de arte, e a participação de grandes nomes da literatura estadual e nacional, além de atividades pedagógicas que estarão abrindo espaço para oficinas de música para crianças, dança de salão, brincadeiras, restauração de livros, exposições de artes, exposição de livros de escritores lagoenses, violino na feira, artesanato, entre outros. Também fará parte das atividades de aniversario de Lagoa Vermelha.

Título eleitoral só até 5 de maio

O prazo para tirar o título de eleitor e transferir o domicílio eleitoral para as eleições de 2010 se esgota no dia 5 de maio. A data é também o limite para que eleitores atualizem os dados cadastrais nos registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O primeiro turno das eleições deste ano ocorre no dia 3 de outubro. O cidadão interessado em retirar o título eleitoral ou em implementar mudanças nos dados pode solicitar os serviços no site do TSE (www.tse.gov.br), na opção Título NET. Em Lagoa Vermelha os interessados podem solicitar transferência junto ao cartório da 28º Zona Eleitoral próximo a Escola Kennedy.

Empregados de Apaes podem ter IPE-Saúde

A comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou no dia 06/04 parecer favorável ao PLC 240/2008, do deputado Paulo Brum (PSDB), que permite aos empregados das Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) participarem, como optantes, do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS, o IPE-Saúde. Segundo Brum, o PLC foi elaborado em parceria com a Federação das Apaes e a direção do IPE.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Lagoa já conta com nova Promotora de Justiça


Assumiu o posto de Titular da 2ª Promotoria da Comarca de Lagoa Vermelha a Dra. Carolina Barth Loureiro.
A nova promotora é formada pela PUC de Porto Alegre, cursou a escola de magistratura em 2001 a 2002, advogou até 2004 quando ingressou no ministério publico assumindo a promotoria de Ijui.
Doutora Carolina, estava na e comarca de Uruguaiana e estará defendendo os interesses da comunidade lagoense em questões relativas à defesa comunitária, meio ambiente, consumidor, Improbidade Administrativa, Infância e Juventude e demais assuntos que envolvam as atribuições da 2ª Promotoria de Justiça.

Lançada a Consulta Popular 2010


A governadora Yeda Crusius lançou, nesta terça-feira (06/04), a Consulta Popular 2010/2011, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).


Neste ano serão destinados R$ 150 milhões para a Consulta e R$ 30 milhões em bônus para os municípios que conseguirem 50% a mais de votantes do que no ano passado. A votação será antecipada para 23 de junho, em razão das eleições. O Governo do Estado pretende aplicar, até o final da atual gestão, um total de R$ 400 milhões no processo de participação popular.


A Consulta Popular tem se notabilizado por mobilizar comunidades gaúchas e proporcionar investimentos em áreas sociais e que fomentem o desenvolvimento regional. Por meio de consulta feita diretamente aos moradores das cidades gaúchas, são apontadas as necessidades de municípios e regiões, como investimentos em hospitais, construções de ginásios, compra de tratores e arados, que são fundamentais para aberturas de estradas e na colheita, entre outros investimentos.


As Assembleias Regionais Preparatórias da Consulta têm inicio no dia 12, em Soledade, no Corede Alto da Serra do Botucaraí, e estão previstas para se encerrarem no dia 10 de maio.

III Conferência Nacional do Esporte dia 10 na AABB

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto estará realizando a III Conferência Nacional do Esporte, Etapa municipal, com o tema: PLANO DECENAL DE ESPORTE E LAZER- Dez anos para Projetar o Brasil entre os DEZ MAIS. A Conferência será realizada no próximo dia 10 de abril na sede da AABB com inicio às 13 horas para o credenciamento.

Programação:

13h30min-Abertura

14 horas- financiamento e Infra-estrutura/FUNDERGS

14h40min-Esporte de Alto Rendimento-Esporte, lazer e Juventude- Palestrante:Professor Paulinho Sananduva

15h20min-Formação de grupos para levantamento das questões do esporte.

16horas- Apresentação da síntese dos grupos

17horas-Formulação de relatório para a Conferência Estadual e Escolha dos Delegados

Senador Zambiasi destina verba para Lagoa Vermelha


O Presidente da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha, Valdir Pomatti, recebeu do gabinete do Senador Sérgio Zambiasi, documento confirmando a destinação de recursos para o município.


Segundo o ofício, o Senador Sérgio Zambiasi apresentou uma emenda ao Orçamento Geral da União, no valor de R$ 200 mil, atendendo reivindicação do presidente do legislativo. A verba de R$ 200 mil, deverá agora receber projeto para serem aplicados no desenvolvimento urbano, com ações de infra-estrutura e contra partida do município.

Vencimento do IPVA começa hoje para as placas de final 1

Começam hoje os vencimentos do calendário de pagamento do IPVA 2010 por final de placa. A previsão da Secretaria da Fazenda é arrecadar cerca de R$ 600 milhões nessa modalidade, até julho, fim do prazo. Os primeiros veículos a pagar são os que têm finais 01, 11, 21, 31 e 41.

Os pagamentos deverão ser feitos integralmente e não haverá mais descontos. Do total do imposto pago pelo proprietário do veículo, 50% ficam com o Estado e 50% com o município no qual o carro foi emplacado. No final de 2009, quando se iniciou o pagamento do tributo, a projeção da Secretaria da Fazenda era de que a arrecadação com o IPVA 2010 ficasse em torno de R$ 1,36 bilhão - em 2009, foi de R$ 1,27 bilhão.

O calendário de pagamento termina em julho. O proprietário de veículo que ainda não efetuou a quitação do tributo poderá realizá-la em terminais de autoatendimento do Banrisul, Bradesco e Banco do Brasil, em caso de correntista.

A frota de veículos no RS é de 4,4 milhões. Desse total, pelo menos 3 milhões são estimados como pagantes, pelos cálculos da Receita. Veículos com mais de 20 anos, oficiais, táxis, táxis-lotação, ônibus, veículos de deficientes físicos, de instituições de ensino e assistência social, de templos, de sindicatos, de partidos políticos e de corpo diplomático estão desonerados.

EM ABRIL

Final de placa / Dia
01, 11, 21, 31 e 41 / 6
51, 61, 71, 81 e 91 / 9
02, 12, 22, 32 e 42 / 14
52, 62, 72, 82 e 92 / 16
03, 13, 23, 33 e 43 / 20
53, 63, 73, 83 e 93 / 23

PAGAMENTO INTEGRAL
De 6 de abril até 23 de julho, conforme a placa do carro. Seguem valendo os descontos para Bom Motorista.

Os descontos para bons motoristas são de 10% e 15%, para quem não teve inserção de registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre novembro de 2008 e outubro de 2009 e entre novembro de 2007 e outubro de 2009, respectivamente.
QUEM PAGA:

Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1991.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

1ª Páscoa Colorada foi sucesso em Lagoa





Numa promoção da Associação dos Colorados de Lagoa Vermelha, com apoio do Internacional de Porto Alegre, Consulado Lagoense,empresas de Lagoa Vermelha e também da Rádio Lagoa FM, foi realizada na Praça Frei Matheus Dolzan, a 1ª Páscoa Colorada.

Na oportunidade foram distribuídos mais de 3 mil Cachorro quentes, refrigerantes, 1,5 mil sextas de páscoa e sorteio de brindes e duas bicicletas as crianças presentes.Também presente os brinquedos infláveis do SESC de Passo Fundo, onde as crianças passaram á tarde brincando.

Tudo oferecido gratuitamente pelos colorados de Lagoa Vermelha. O Evento foi realizado no sábado dia 03/04.

ssociação dos Colorados, já anunciou para o mês de dezembro o “Natal Vermelho” que consistirá em distribuição de brinquedos e alimentos não perecíveis para as crianças mais necessitadas.

Calendário de imunização da gripe A

3 Etapa (5 a 23 de abril)
Adultos entre 20 e 29 anos

4 Etapa (24 de abril a 7 de maio)
Campanha Nacional de Vacinação do Idoso: todos com mais de 60 anos recebem dose contra a gripe comum

Doentes crônicos com mais de 60 recebem as doses para a comum e a gripe A
5 Etapa (10 a 21 de maio)
Adultos entre 30 e 39 anos

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Segunda etapa da vacina H1N1é prorrogada até o dia 23

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (01/04) que vai prorrogar a vacinação de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses e menores de dois anos contra a nova gripe H1N1 até o dia 23 de abril. Assim, a segunda etapa, que terminaria amanhã, deverá continuar ao longo da próxima fase, que começa na segunda-feira (05/04), e imunizará também os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos. Para ser vacinado, é preciso ir aos postos de vacinação levando documento de identidade com foto.

Deputado do PSB realiza emenda de R$ 100 mil para Lagoa


Esteve em Lagoa Vermelha na quinta-feira (01/04) o assessor do Deputado Federal Beto Albuquerque, Almir Nery, que juntamente com Julce Loreson da direção do PSB de Lagoa Vermelha, estiveram em visita ao prefeito Getulio Cerioli. Na oportunidade foi entregue ao Prefeito ofício contendo informações, referentes à emenda do Deputado Beto Albuquerque no valor de R$ 100 mil, para área de infra-estrutura urbana do município, que será destinada à complementação da pavimentação dos Distritos Industriais.

Fonte: Assessoria de Imprensa municipal

Promulgada emenda que regulariza as feiras itinerantes

Foi promulgada no dia 31/03 pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), a Emenda Constitucional 58, que regulamenta feiras itinerantes - eventos temporários de natureza econômica prejudiciais ao comércio formal, conforme lojistas legalmente estabelecidos.

A emenda confere autonomia aos municípios para determinar datas e horários de funcionamento. A partir de agora, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas realizará campanha junto à Federação das Associações de Municípios do RS e à União dos Vereadores do RS para que sejam criadas legislações em cada cidade.